CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sugestões para a Ceia de Natal 23 Dezembro 2011

O Natal já está à porta, uma das maiores preocupações está na preparação da ceia de Natal é a comida em si. O quê e como servir? Será que vai agradar a todos?
Neste tópico o asemanaonline preparou uma selecção de receitas de Natal para a ceia da sua família.

Sugestões para a Ceia de Natal

É importante, no entanto, saber combinar essas receitas de Natal para que a mesa de sua ceia fique elegante e, mais importante, saborosa.

A segunda parte é saber combinar uma selecção pratos e decorar a mesa. Enfim, transformar a sua ceia de Natal em uma obra de arte.

As mais deliciosas receitas de Natal estão à sua disposição. O seu trabalho agora é segui-las e montar a ceia de mais bonita que a sua família já teve.

Um feliz Natal e bom apetite!

Ananás com Bacon

Ingredientes :

- 18 fatias de bacon (não muito grossas)

- 1 ananás

Depois do ananás descascado, corte 3 rodelas.
Retire o talo às rodelas de ananás, corte cada rodela em 6 pedaços.
Enrole-as em bacon e espete um palito em cada rolo para segurar.
Frite-as em muito pouca gordura.

Camarões Maravilha

Ingredientes:

- 1 kg. camarão

- 8 ovos

- manteiga derretida q.b.

- alface segada muito fina

Cozem-se os camarões como de costume, com sal, pimenta, cebola e logo que estejam cozidos devem ser descascados. Coloque-os num prato de sobremesa, sobre uma bonita folha de alface, deixando uma barrinha a toda a volta do prato, onde devem ficar rodelas de ovo cozido. O resto dos ovos é aproveitado, picando os mesmos e deitando-os sobre os camarões, regando-se de seguida com manteiga derretida.

Rabanada de Natal

Ingredientes:

- 2 gemas

- 3 colheres de sopa de açúcar branco

- 1 colher de leite

- 1 colher de nata

- baunilha em pó (opcional)

- 12 fatias de pão de véspera

- oleo

- açúcar em pó

- canela moída

- frutas frescas

Coloque as gemas dentro de uma tigela e junte o açúcar. Bata a gemada até obter um creme macio e espesso. Adicione aos poucos o leite e a nata. Bata um pouco mais e aromatize com 1 colher de café de baunilha em pó (opcional). Bata novamente. Molhe o pão com esta mistura e deixe embeber durante alguns minutos. Aqueça bastante óleo numa frigideira ou num recipiente fundo. Frite as fatias, poucas de cada vez, virando-as até dourarem uniformemente. Retire da fritura com uma escumadeira e escorra o excedente da gordura sobre folhas de papel absorvente. Polvilhe as rabanadas ainda quentes com açúcar e canela. Acompanhe com tiras finas de fruta fresca.

Sonhos de Cenoura

Ingredientes:

- 200 gr de açúcar em pó

- 1 kg de puré de cenoura

- 200 gr de farinha de trigo

- 30 gr de fermento de padeiro

- 3 ovos

- 4 gemas

- Raspa de 1 laranja

- 1 colher de chá de canela

- Óleo e açúcar q.b.

Misture o açúcar em pó com o puré de cenoura, acrescente a farinha peneirada e envolva bem. Dissolva o fermento de padeiro num pouco de água morna e adicione ao preparado anterior, seguido dos ovos, as gemas, a raspa de laranja e, por fim a canela. Tape com um pano e deixe repousar até dobrar de volume. Aqueça o óleo numa frigideira e frite colheradas do preparado, virando-os até ficarem uniformemente dourados. Retire com o auxílio de uma escumadeira e escorra sobre papel absorvente. Passe depois por açúcar e sirva.

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes:

- 300 g de batatas cozidas

- 500 g de bacalhau

- 1 colher de sopa de manteiga

- 2 colheres de sopa de queijo ralado

- 6 ovos

- Cebola

- Cheiro verde

- Pimenta

Cozinhe e limpe o bacalhau. Moa o bacalhau junto com as batatas. Junte a manteiga, queijo, temperos e as gemas batidas. A seguir, coloque as claras batidas e frite os bolinhos na gordura quente.

Galinha Recheada de Natal

Ingredientes:

- 1 galinha grande

- alho

- cebola

- louro

- sal

- Vinho branco

Tempero:

- sal

- pimenta

- Vinho do Porto

- suco de limão

Recheio:

- chouriço

- miúdos

- pão

- azeitonas

- massa de tomate

- alho

- cebola

- 4 colheres de sopa de azeite

- 30 g de margarina

Leve a galinha à panela apenas para levantar fervura. Depois de morna banhe com os temperos. Para preparar o recheio, corte o chouriço e os miúdos em pedaços, molhe o pão no leite fervido. Junte tudo. Refogue na margarina com cebola, alho tomate, azeite. Quando a cebola estiver dourada junte a massa de pão e carnes. Coloque tudo dentro da galinha e leve ao forno regado com vinho branco em pedacinhos de manteiga.

Peru de Natal Recheado com Castanhas

Ingredientes:

- 500g de castanhas assadas no forno (faça um pequeno corte no comprimento de cada uma para assar)

- 1 peru de aproximadamente 3 kg

- 300g de linguiça calabresa

- 300g de lombo de porco moído

- 150g de manteiga ou margarina

- 1 xícara de vinho branco seco

- noz moscada, pimenta do reino e sal à gusto

- óleo para regar

Tempero:

- 2 xícaras de vinho branco seco

- 8 dentes de alho amassados,

- 1/2 chávena de vinagre,

- 1 folha de louro

- sal e pimenta à vontade

Deixe de véspera o peru limpo no tempero. Ferva a linguiça, tire a pele e pique em pedacinhos, junte o lombo moído, as castanhas (reserve algumas para decorar), 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta. Misture com as mãos e recheie o peru. Costure as extremidades para que o recheio não vaze. Disponha sobre uma assadeira untada. Espalhe a manteiga sobre o peru, regue com um pouco de óleo e o vinho e salgue a gosto. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 2 horas, virando sempre para que doure por igual todos os lados e regando com o molho que se formar na assadeira. Retire com cuidado e coloque sobre uma travessa. Decore à gosto usando também as castanhas reservadas.

Bacalhau de Natal

Ingredientes:

- 2 dentes de alho

- 50 g de amêndoas

- 2 cebolas

- 600 g de bacalhau

- louro

- 8 colheres de sopa de maionese

- 3 ovos

- 125 g de purê de batatas

- 1 pimentão

- 1/2 copo de azeite

- 1 e 1/2 copo de leite

Depois de tirar o excesso de sal, coloque o bacalhau no leite. Corte as cebolas em meias luas finas e o alho e o pimentão em tiras. Refogue em metade do azeite e junte o louro e a salsa. Cozinhe o bacalhau no restante do azeite, junte o refogado e leve ao forno para acabar de cozinhar. Depois de cozinhar, coloque num pirex, decore com o puré de batata e salpique com ovo cozido picado e as amêndoas peladas laminadas. Cubra com maionese e leve ao forno para corar. Quando servir, decore a gosto com azeitonas, salsa ou rodelas de ovo cozido.

Bacalhau no Forno à antiga

- 4 postas de bacalhau, demolhadas
- 
- 1,5 kg de batatinhas

- Sal qb.

- 3 dl de azeite

- 3 dentes de alho

- 2 cebolas

- Salsa picada

Lave as batatinhas e leve-as ao lume a cozer com pele em água temperada com sal; depois escorra-as e, com cuidado, retire-lhes a pele. Num tabuleiro, deite 1 dl de azeite, depois os dentes de alho e as cebolas, cortadas às rodelas, e, por cima, coloque as postas de bacalhau.

Em volta do bacalhau, disponha as batatas peladas e, sobre cada posta, uma rodela de cebola. Regue com o restante azeite. Leve a forno a 190º, cerca de 40 minutos, regando, uma vez por outra, com o próprio azeite. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com salada a gosto e azeitonas.

Arroz à grega

Ingredientes:

- 1 cebola ralada

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 2 cenouras raladas

- 1 xícara (chá) de vagem aferventada e cortada em lâminas

- 1 pimentão verde picado em tiras

- 1 pimentão vermelho picado em tiras

- 1 lata de milho verde escorrido

- 3 cubos de caldo de galinha

- 1 lata de ervilha escorrida

- Sal a gusto

- 6 xícaras (chá) de arroz cozido

- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Numa panela, em fogo médio, refogue a cebola na manteiga por 5 minutos. Acrescente a cenoura e refogue por mais 5 minutos. Adicione a vagem, os pimentões, o milho, o caldo de galinha e refogue por 10 minutos ou até amaciar, mexendo de vez em quando. Acrescente a ervilha e coloque sal. Retire do fogo e misture ao arroz cozido quente. Junte o parmesão ralado e misture bem. Coloque num refratário e sirva em seguida.

Lombo de porco com purê de maçã


Ingredientes:

- 1kg de lombo de porco em peça

- 2 dentes de alho amassados

- 1 colher (chá) de sal

- 1 colher (chá) de salvia

- 1 lata de cerveja

- 1/4 de colher (sopa) de molho de soja (shoyu)

- 3 colheres (sopa) de óleo

- 1 e 1/2 xícara de água

Puré:
- 6 maçãs medias

- 1 limão

- 1/2 xícara (chá) de mel

- 1 pitada de canela

- 1/2 litro de água

Tempere o lombo com o alho, o sal, a sálvia, a cerveja e o molho de soja. Deixe no tempero por 1 hora. Retire o lombo e reserve esse tempero. Coloque o lombo numa panela grande e, em fogo alto, frite com o óleo até dourar todos os lados. Regando com o tempero reservado, continue fritando até secar o molho. Acrescente a água, abaixe o fogo e tampe a panela. Quando secar a água, retire do fogo e fatie. Para o purê, descasque as maçãs, pique, transfira para uma panela e junte o suco do limão, o mel, a canela e cubra com água. Deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos, amassando as maçãs com um garfo até formar um puré. Se desejar, decore com folhas de louro frescas.

Gelatina cremosa de pêras

Ingredientes:

- 4 peras

- 1 colher (sopa) de suco de limão

- 4 colheres (sopa) de água

- 1/2 xícara de açúcar

Gelatina cremosa

- 2 pêras

- 2 xícaras de água

- 2 colheres (chá) de erva-doce

- 1 pau de canela

- 6 cravos-da-índia

- 2 xícaras de leite

- 5 ovos

- 2 xícaras de açúcar

- 2 sachês de gelatina em pó sem sabor

Descasque as pêras e corte em fatias medias, coloque em uma panela com o suco de limão, a água e o açúcar e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos, tampada, até amolecer. Reserve. Para a gelatina cremosa, retire as sementes e a parte dura central das pêras e bata a polpa com a casca e a água no liquidificador e coloque em uma panela com as sementes de erva-doce, a canela e os cravos-da-índia, deixe ferver em fogo baixo, tampado, por cerca de 10 minutos, desligue, deixe esfriar e coloque sobre uma peneira. Leve o leite ao fogo para aquecer, bata as gemas com metade do açúcar e adicione ao leite, volte ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre, retire do fogo, acrescente o líquido obtido das pêras e junte as especiarias, misture a gelatina em 4 colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, para dissolver adicione à mistura de pêras, bata as claras em neve com o restante do açúcar e misture também. Forre o fundo de uma forma de pudim média molhada com as pêras em fatias, despeje a gelatina cremosa por cima e espere esfriar bem, antes de levar à geladeira, Coloque no frigorífico por cerca de três horas antes de desenformar.

Bananas Merengadas

Ingredientes:

- 4 bananas

- 1 limão

- manteiga

- 8 tostas

- 6 colheres (sopa) de sumo de laranja

- 2 colheres (sopa) de vinho da Madeira

- 2 claras em temperatura ambiente

- 4 colheres (sopa) de açucar em pó.

Descasque as bananas e corte em fatias. Salpique com sumo de limão para não escurecerem. Derreta manteiga e frite as fatias de banana dos dois lados. Pincele as tostas com manteiga derretida e cubra com as bananas. Coloque num pirex, numa só camada. Regue com o sumo de laranja misturado com o vinho da Madeira. Leve ao forno para aquecer e dourar. Bata as claras em castelo firme e vá juntando o açúcar, até engrossar. Ponha o preparado num saco de pasteleiro com o bico canelado e deite sobre as bananas. Leve de novo ao forno (muito brando) até o merengue solidificar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project