DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Super-Liga e Mourinho fora do Tottenham — Conterrâneos pedem regresso do “Special One” 20 Abril 2021

O anúncio oficial da criação da Super-Liga — que desde domingo está a abalar o futebol dos grandes da Europa — aconteceu quase em simultâneo com a notícia de que o Tottenham despediu José Mourinho. O motivo alegado: ou a derrota por 0-3 em Zagreb, Croácia, que pôs o clube inglês fora da Liga Europa, ou a reação negativa do "Special One" à ideia da ESL-Super-Liga Europeia.

A ESL-Super-Liga Europeia já nasceu, o anúncio oficial é do presidente do Real Madrid e presidente da Superliga Europeia, Florentino Pérez, e dos seus dois vices
Andrea Agnelli, presidente da Juventus, e Joel Glazer, vice-presidente do Manchester United.

A ESL constituída por Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham aguardam mais três participantes.

A esses quinze clubes fundadores, segundo a FranceFoot, juntar-se-ão mais cinco convidados em cada temporada, segundo modalidades da participação — que ainda vão ter de ser definidas

O lançamento da nova competição europeia de clubes é, para o líder dos merengues, a oportunidade para "ajudar o futebol a melhorar a todos os níveis". "Vamos ajudar o futebol a melhorar e a ocupar o lugar que merece", afirmou Florenino Pérez, que acrescentou: "O futebol é o único desporto no Mundo com mais de 4 mil milhões de seguidores e a nossa responsabilidade como clubes grandes é responder aos desejos dos adeptos e fãs".

Pelo mesmo diapasão afina o presidente da Juventus, Andrea Agnelli: "Os nossos 12 clubes fundadores representam milhares de milhões de adeptos de todo o Mundo. Unimo-nos neste momento crítico, para que a competição europeia se transforme, dando ao desporto que amamos os fundamentos que sejam sustentáveis para o futuro, aumentando substancialmente a solidariedade, dando aos adeptos e jogadores amadores um sonho e jogos de qualidade máxima que alimentarão a sua paixão pelo futebol".

E ainda Joel Glazer, vice-presidente do Manchester United para quem a novel Superliga Europeia, ao reunir "os melhores clubes e jogadores do Mundo para que joguem entre si durante toda a temporada", "abrirá um novo capítulo para o futebol europeu, assegurando uma competição e instalações de primeiro nível, e um maior apoio financeiro para a pirâmide do futebol em geral."

Setúbal tem avenida José Mourinho

Intempestivamente despedido do clube londrino, "José Mourinho, filho de Setúbal, homem do mundo, personalidade global" tem os conterrâneos sempre de braços abertos para o receberem.

Fontes: France Foot/BBC/Corriere.it/A Bola. Fotos (Getty): José Mourinho entrou no centenário clube londrino, Tottenham, em novembro de 2019 e saiu em 19.04.021. A pandemia de Covid-19 que fez cair os lucros dos grandes cluber (gráfico) levou Florentino Perez a liderar a divisão no futebol europeu com a nova formação ESL.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project