DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Surfista brasileiro à frente de circuito mundial em Peniche — Superou favoritos Kelly Slater e Frederico Morais 13 Mar�o 2023

O tricampeão brasileiro Gabriel Medina (fotos à esqª) é o vencedor do Meo Rip Curl Pro Portugal, a terceira etapa do circuito mundial de surf que teve lugar em Peniche. O atual número-1 mundial do surf, que teve a primeira vitória mundial em 2017 aos 23 anos, logrou a vitória, este domingo, depois de ter sido repescado para o grupo em que já constavam o australiano Kelly Slater e o português Frederico Morais.

Surfista brasileiro à frente de circuito mundial em Peniche  — Superou favoritos Kelly Slater e Frederico Morais

Kelly Slater, Frederico ’Kikas’ Morais (nas duas fotos ao centro) e Gabriel Medina eram os favoritos da terceira etapa da WLS-Liga Mundial de Surf, o Meo Rip Curl Pro Portugal, que decorre em Peniche, na praia de Supertubos, até à próxima sexta-feira, 16.

Kelly Slater, Frederico ’Kikas’ Morais e Gabriel Medina eram os favoritos da terceira etapa da WSL-Liga Mundial de Surf, o Meo Rip Curl Pro Portugal, que decorre em Peniche, na praia de Supertubos, até à próxima sexta-feira, 16.

Note-se que a prova devia arrancar no dia 9, mas durante três dias nada aconteceu por falta de condições para o surf.

Ao terceiro dia, sábado 11 a ondulação tornou-se propícia para o arranque da prova. Nesse primeiro dia de ondas muito grandes e potentes, o único português de categoria mundial e campeão ’Kikas’ marcou 5,46 pontos nas duas melhores ondas. Mas com a prestação de domingo, quedando-se no último lugar, ficou fora do circuito.

Apesar de eliminado da etapa portuguesa da Liga Mundial de Surf, Frederico Morais continuará por Peniche, 90 km a norte de Lisboa, a apoiar nos próximos dias as ’guerreiras’, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins e os amigos do circuito.

Frederico Morais afirma: "Vou torcer pelo Gabriel (Medina), o Ryan (Callinan), um dos meus padrinhos de casamento, o Kanoa, o Leo (Fioravanti), tenho bons amigos no tour e gostava que se dessem bem aqui...também precisam de pontos cruciais para fazer o cut", disse à imprensa.

Kikas na foto central a cavalgar uma onda de 25 metros superou o record de 2018 do brasileiro Rodrigo Roxa (foto à d.ta, ao alto). Escrevemos então aqui: "24,38 metros é o novo recorde no mundo do ’surf’ e teve lugar na Nazaré, típico povoado piscatório em Portugal, e o seu protagonista é Rodrigo Koxa, vindo de São Paulo. Na temporada de outono de 2017, a 8 de novembro, o brasileiro fez-se ao mar na Nazaré, sem saber que pouco mais de três meses depois, em 30 de abril, entraria para a história do surfe como o cavalgador da maior onda do ano".

Fontes: SIC/A Bola/Agência Brasil/... Relacionado: Surfista brasileiro vence maior onda do mundo na Nazaré, 02.mai.018; Brasil: Surfista atingida por um raio morreu a treinar no mar, 29.mar.019; Fotos: Fãs caçam autógrafos ao vencedor de Peniche. A imprensa refere uma audiência record: 51 mil pessoas na praia de Peniche segundo o CM, 100 mil segundo as imagens da multidão na emissora televisiva SIC.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project