REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Surpresa descoberta de planta rara no ’lago fantasma’ de Norfolk 29 Novembro 2020

A planta de flor rosada, conhecida como grama-poli, foi encontrada crescendo nas margens de um antigo lago de terras agrícolas em Norfolk.

Surpresa descoberta de planta rara no ’lago fantasma’ de Norfolk

A espécie misteriosa "voltou dos mortos" depois que sementes submersas na lama foram mexidas durante o trabalho de restauração do tanque.

E os cientistas dizem que os esforços de conservação podem levar ao retorno de outras joias botânicas há muito esquecidas.

Carl Sayer, um professor da University College London (UCL), tropeçou na planta quando foi fazer o levantamento do lago em Heydon logo após o término do primeiro bloqueio nacional.

Nunca tendo visto nada parecido antes, ele rapidamente tirou uma foto, que enviou para o botânico local, Dr. Jo Parmenter.

Ela a identificou como grama-poli, uma das plantas mais raras do Reino Unido.

"É realmente muito bonito", diz o professor Sayer. "Encontramos apenas um punhado dessas plantas no lago, mas esperamos cultivar essa população, mantê-la e expandi-la agora que sabemos que está lá."

A Dra. Jo Parmenter ficou emocionada ao ver a foto da planta. "Nunca esperei ver isso em Norfolk; foi bastante extraordinário", diz ela. "Eu vi uma foto e imediatamente pensei, eu sei o que você é."

O último registro confirmado para grama-poli ( Lythrum hyssopifolia ) em Norfolk data de mais de um século atrás.

Em outras partes do Reino Unido, a planta é encontrada em algumas populações isoladas que crescem ao redor de lagos e em terreno aberto lamacento.

Em Heydon, as sementes da planta ficaram enterradas na lama, como uma "cápsula do tempo". Quando os salgueiros eram arrancados para restaurar o tanque, isso perturbava o solo e deixava entrar a luz, permitindo que as sementes germinassem.

"Não há oxigênio, é muito escuro e é perfeito para preservar sementes", diz o professor Sayer, que faz parte do Grupo de Pesquisa em Restauração de Lago da UCL.

A descoberta mostra que plantas consideradas extintas podem ser "trazidas de volta à vida" com boa conservação, acrescentou.

’Lagoas fantasmas’

Séculos atrás, havia milhares de lagoas em Norfolk, mas muitas foram negligenciadas, tornando-se o que é conhecido como "lagoas fantasmas".

Pode haver outras populações da planta em Norfolk que até agora foram esquecidas, diz a pesquisadora da UCL Helen Greaves.

"Será que mais restaurações de lagoas trazem de volta mais plantas?" ela pergunta. "De qualquer maneira, encontrar esta pequena planta elegante pode fornecer um novo foco importante e inesperado para nosso Projeto Lagoas de Norfolk."

O Dr. Parmenter diz que este foi um ano "incrível" para as plantas, com muitas descobertas incomuns.

Ela atribui isso em parte à pandemia, com mais pessoas saindo para caminhadas locais.

“Acho que nos ensinou a valorizar as coisas locais para nós, bem como o que é glamoroso e exótico”, diz ela. C/BB News

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project