Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Suspeitas de montagem de fraude no Mindelo: Denúncias de movimentações com suposta oferta de dinheiro e combustível em troca da retenção de Bilhetes de Identidade 15 Outubro 2021

Responsáveis da candidatura de José Maria Neves em São Vicente procuraram este jornal para denunciar aquilo que consideram ser movimentações estranhas, esta sexta-feira, que suspeitam configurar a possível montagem de uma grande operarão de fraude por elementos supostamente ligados à candidatura de Carlos Veiga, suportada pelo MpD. Podendo sustentar com fotos (este jornal tem algumas na Redação) tiradas por ativistas das candidaturas, referem a filas grandes nas sedes do MpD (cidade) e da UCID (Monte Sossego) de jovens presumivelmente a levantar dinheiro para abastecerem combustíveis e depositarem em troca os respetivos Bilhetes de Identidade para que não possam votar no escrutínio deste domingo,17.

Suspeitas de montagem de fraude no Mindelo: Denúncias de movimentações com suposta oferta de dinheiro e combustível em troca da retenção de Bilhetes de Identidade

As fontes deste jornal e ativistas no Mindelo revelam, como exemplo, filas de viaturas que supostamente estavam a abastecer numa das bombas de gasolina/gasóleo na Rua de Praia. «São 16 entre motos e carros que presenciamos. As filas enormes que verificamos nas bombas de combustíveis inspiram medo de algo que não se consegue compreender, mas fica no ar. Às vésperas das eleições não são alheias a estas movimentações. Pelo contrário, pressente-se uma ligação direta, já que circulam rumores dos dois mil escudos que começam já a ser distribuídos nos bairros mais pobres para a compra de votos e retenção de bilhetes de identidade», revela a nota remetida ao Asemanaonline.

Mas as preocupações sobre suspeitas de montagem de operação de fraude eleitoral no Mindelo não ficam por aí. As fontes deste jornal alertam que, à semelhança do que aconteceu nas eleições legislativas, começam a circulam SMS de apoio à Carlos Veiga. «Além disso, acrescente esta suposta fraude o envio, desde manhã desta sexta-feira, de SMS (um que este jornal visualizou era de 08H48)», que chegou, com origem ainda em indetificação, a vários destinatários, com os seguintes dizeres: «Para mais oportunidade de formação e qualificação profissional, o melhor voto no dia 17 de outubro é no Carlos Veiga. Vota Kalu - Calos Veiga!».

Para observadores atentos no Mindelo, tudo aponta que, até ao término do escrutínio deste domingo, outras situações que configuram a violação da lei eleitoral poderão vir a surgir na ilha e no resto do país. Por isso, apelam para a intervenção urgente das autoridades eleitorais (CNE/Tribunal Constitucional) e judiciárias, ao mesmo tempo que solicitam a um maior acompanhamento do processo eleitoral por parte da Polícia Nacional, cujo ministro que a tutela (Paulo Rocha) se encontra, há já alguns dias, fixado em São Vicente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project