DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Luís Filipe Vieira em prisão domiciliária deixa SAD do Benfica — D. Vanda sofre muito 17 Julho 2021

Ao Luís Filipe Vieira, proibido de contactar os demais membros da direção do Benfica, não restou outra opção senão deixar o lugar que ocupava desde 2003. Oito meses depois de reeleito para um sexto mandato consecutivo, o presidente em prisão domiciliária formaliza esta sexta-feira a sua autodemissão do Benfica.

Luís Filipe Vieira em prisão domiciliária deixa SAD do Benfica — D. Vanda sofre muito

O Conselho Fiscal da SAD (Sociedade Anónima Desportiva) do Benfica vai cessar as funções de Luís Filipe Vieira na presidência após 30 dias de suspensão, segundo o comunicado desta quarta-feira à CMVM-Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A SAD benfiquista dá ainda conta da colaboração com as autoridades, no processo judicial relativo "ao alegado desvio de 2,5 milhões de euros pelo Sr. Luís Filipe Vieira da Benfica SAD para proveito próprio".

Em comunicado, a Benfica SAD afirma que está "a cooperar com as autoridades competentes, prestando as informações que lhe foram solicitadas e diligenciando no sentido de apurar os factos relevantes para, conforme previsto na lei, aferir o cumprimento dos deveres legais e contratuais por parte do Sr. Luís Filipe Vieira enquanto membro do Conselho de Administração".

Nesta mesma comunicação ao mercado, a SAD do Benfica solicita a aprovação de uma adenda ao prospeto referente ao empréstimo obrigacionista aprovado em 01 de julho e estende o período de revogação de ordens até ao último dia da oferta, que é daqui a uma semana, 23 de julho.


25% capital social da Benfica SAD com John Textor

Relativamente à "possível aquisição de uma participação qualificada de 25% no capital social da Benfica SAD", pelo norte-americano John Textor, até 15 de setembro, a sociedade ’encarnada’ detalha que José António dos Santos e as suas empresas detêm um total de 23,1061% das ações, "salvaguardando o direito de preferência sobre as ações de Vieira".

"Adicionalmente, esclarece-se que, através de uma carta com data de 11 de setembro de 2020, o Sr. Luís Filipe Vieira, titular de ações representativas de 3,28% do capital social da Benfica SAD cujos inerentes direitos de voto são imputáveis ao Sport Lisboa e Benfica, concedeu ao Sport Lisboa e Benfica um direito de preferência na aquisição daquelas ações caso decida transmiti-las a terceiro", refere a SAD.

Eleições até 2022

Em vésperas desta reviravolta pela qual Vieira sai mesmo, aconteceu na terça-feira, a reunião da direção — liderada por Rui Costa, que sucedeu então ao autossuspenso Luís Filipe Vieira — durante a qual o clube anunciou que irá convocar eleições para os órgãos sociais, a "ocorrer até ao final do corrente ano".

Partidos pedem rapidez e justiça na investigação

O PAN, o CDS, o Chega e o PCP foram na semana passada os primeiros a reagir à detenção do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, suspeito de burla, abuso de confiança e branqueamento de capitais que terão lesado o Estado em cem milhões de euros, e pedem justiça e rapidez na investigação.

O presidente do Chega — conhecido adepto do clube da Águia e apoiante do presidente do Benfica — considerou que "as suspeitas são graves" e que é necessária "muita firmeza".

"A justiça tem de ser rápida, eficaz e transparente. Não pode haver nomes, nem cargos, nem figuras, seja Luís Filipe Vieira, seja qualquer outro dirigente. Estão em causa crimes que lesaram o país", disse Ventura.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que "é preciso averiguar os factos" e decidir "em conformidade", a propósito da detenção do empresário e presidente do Benfica Luís Filipe Vieira.

Questionado à margem de um encontro com organizações representativas dos trabalhadores da Altice, na Casa do Alentejo, em Lisboa, o dirigente comunista disse que "é preciso averiguar os factos" e, na sequência do que "resultar desse processo" de investigação, "responsabilizar quem deve ser responsabilizado".

Jerónimo de Sousa disse desconhecer pormenores do processo que envolve Luís Filipe Vieira, razão pela qual preferiu não se alongar em comentários, mas considerou que é necessário "decidir em conformidade com a gravidade" dos crimes que alegadamente terão sido cometidos.

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles, que tem integrado várias CPI-comissões parlamentares de inquérito ao sistema bancário, incluindo a atual sobre o Novo Banco que inquiriu Luís Filipe Vieira, disse não querer pronunciar-se sobre casos concretos, mas destacou o trabalho feito pelo parlamento.

"Parece-me saudável que o trabalho que é aqui feito, de rigor, de investigação, e de audição de algumas pessoas — mais ou menos poderosas, mais ou menos mediáticas — possa ser aproveitado pela justiça", com votos de que se "retirem daí conclusões com rapidez".

A líder do PAN, Inês Sousa Real, quiçá a primeira a pronunciar-se sobre esta detenção, afirmou ser "um sinal positivo para os portugueses de que não há cidadãos intocáveis para a justiça". "Apesar de ter tardado, também configura um momento importante para acautelar que as perdas relacionadas com o Novo Banco e a Caixa Geral de Depósitos e que alegadamente estão relacionadas com Luís Filipe Vieira são recuperadas".

Vanda Vieira infelizmente tinha razão

Segundo a edição desta sexta-feira da revista Sábado que traça o retrato de Vanda Vieira, a esposa de Luís Filipe Vieira era contra a ida do marido para o Benfica.

Vanda não queria que Luís avançasse para a presidência do Benfica por causa do mediatismo. Recorde-se que entre os maiores escândalos do mundo do futebol luso consta o 31º presidente "encarnado" entre 1997 e 2000 (Ex do Benfica, ’infame’ Vale e Azevedo "livra-se" de pagar 60 ME à justiça britânica, 21.abr.021).

Vanda Vieira, segundo confirma uma fonte à revista Sábado, "está a sofrer muito" com todo o escândalo que levou o marido e o filho Tiago a serem detidos.

"Ela é muito discreta, preza a sua vida pessoal e a tranquilidade, e por isso desde o início que não queria que ele avançasse para a presidência do Benfica. Percebia essa ambição dele, mas achava que iam pagar um preço por toda essa exposição. E tem sofrido muito com tudo isto", conta à revista Sábado alguém que conhece bem a família e diz em abono de Vanda Vieira que ela é uma autêntica Testemunha de Jeová.

Fontes: RTP/JN.pt/SAPO/... Relacionado: Portugal: Presidente do Benfica detido, 07.jul.021. Foto: Luís Filipe e Vanda Vieira que não gosta de futebol, adora cães e "está a sofrer muito" com toda a situação que envolve o marido e o filho.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project