DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"TGV em vez de jato privado?": Mbappé e treinador criticados por troçarem de mudança climática 22 Setembro 2022

Adeptos, ambientalistas, políticos, o ’monsieur tout le monde’ (vulgo), meio mundo partilha a mesma indignação com a troça que Mbappé, de 23 anos, astro do PSG partilhou com o seu treinador quando em conferência de imprensa surgiu a questão de terem optado por voar em jato privado quando a viagem de comboio Paris-Nancy dura menos de duas horas.

A seriedade do combate pelo clima está no centro dos debates estes últimos anos e mensagens, veiculadas por personalidades e celebridades em áreas desde a política e ciência ao desporto e show-business, dão instruções sobre o que cada um deve fazer a começar por "controlar a sua pegada ecológica para a manter abaixo de 1,9 ha".

Mas o menino de ouro do futebol francês ao ouvir a sugestão de que, para diminuir a sua empreinte écologique/ pegada ecológica, deve trocar o jato privado — que representa um dispêndio de "mais de vinte vezes mais pegadas ecológicas" — não se conteve e desatou a rir ... para escândalo maior.

A pegada ecológica inferior a 1,9 ha é crucial para o equilíbrio ecológico e, segundo os seus defensores, cada um dos 7,9 mil milhões de habitantes da Terra deve procurar não ultrapassar essa marca.

O que é 1,9 ha de pegada ideal ?

Contas feitas ao longo destes anos, os proponentes do conceito de pegada ecológica concluiram que cada pessoa deve limitar-se a utilizar no máximo 1,9 ha, que corresponde aos recursos naturais produzidos em 1,9 ha (hectare) de solo.

No caso Paris-Nancy, que distam entre si 400 km, é "ecologicamente virtuoso" andar de comboio e não de avião.

Fontes: TV5Monde/Parisien/FranceFoot/... Relacionado: "Bola de Ouro"para Ada e Modric, Mbappé humilde: “Os três mereciam mais que eu”, 05.dez.018; Greta T. vai ao Fórum do Clima nos EUA e Chile mas só de barco à vela: zero-carbono, 15.ago.019. Fotos (AFP/Getty): Extraordinário no relvado, ímpar carreira, Bola de Ouro sub-18, tricampeão, nomeado "n" vezes ... títulos continuam a chover sobre Mbappé. Até a vida privada tem sob escrutínio: atribuídos namoros com manequim ’trans’ Inès Rau, depois da miss Guiana 2016 e miss França 2017 Alicia Aylies. Mapa: A nossa diáspora nos EUA tem a pegada superior a 8! Cabo Verde está a meio, com 2.52 ha, pelo que já temos uma dívida de 0.62, que temos de "(a)pagar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project