INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Taiwan: Piloto culpado por primeiro caso de Covid-19 26 Dezembro 2020

Um piloto neozelandês da companhia aérea Eva Air foi considerado culpado pelo primeiro caso de infeção por transmissão doméstica de Covid-19, em Taiwan, em meses. O homem acabou por ser demitido da empresa.

Taiwan: Piloto culpado por primeiro caso de Covid-19

De acordo com Notícias ao Minuto, na passada terça-feira, um contacto do piloto testou positivo para o novo coronavírus terminando assim os 253 dias seguidos sem contágios locais do território. Algumas atividades públicas de Natal foram suspensas e o governo sugeriu aos cidadãos que ficassem em casa no Ano Novo.

As autoridades de Saúde creem que o homem tenha contraído o vírus no início de dezembro, tendo permanecido assintomático. Os pilotos que retornam à ilha após um voo devem permanecer em quarentena durante três dias, mas não são testados a menos que apresentem sintomas.

Sem saber que era portador do vírus, continuou a voar e terá sido visto a tossir durante um voo dos Estados Unidos para Taiwan. Acabou por testar positivo para a Covid-19 a 20 de dezembro.

Nisso, dois dias depois, o território descobriu a sua primeira infeção doméstica em meses, uma mulher que tinha estado em contacto com o piloto.O homem foi multado em 300 mil dólares taiwaneses (8.740 euros) por não declarar adequadamente contactos e atividades às autoridades. Por seu lado, a Eva Air disse que o piloto foi demitido por violar os princípios operacionais, incluindo o facto de não usar máscara na cabine. Além da mulher, terá infetado também dois dos seus colegas, um piloto do Japão e um de Taiwan.

"O comportamento de um funcionário individual minou os esforços de todos na prevenção de epidemias" e trouxe "sérios danos à reputação e imagem da empresa", disse a companhia, citada pela BBC.

Foram localizadas cerca de 170 pessoas que tiveram contacto com a mulher infetada, tendo ficado em quarentena domiciliária ou sob monitorização de sintomas.

Os locais que o piloto e a mulher visitaram foram desinfetados e foi pedido a todos os visitantes que por lá passaram que fizessem o teste.Taiwan tem sido um dos locais mais bem-sucedidos do mundo em lidar com a Covid-19, em grande parte devido aos seus primeiros e rígidos controlos de fronteira, proibição de visitantes estrangeiros e quarentena obrigatória para todos os taiwaneses que voltem ao território. No total, Taiwan registou apenas 777 infeçõese sete mortes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project