INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Taiwan: Reeleição de Tsai Ying-Wen — Ilha mais longe da RP China 12 Janeiro 2020

A eleição presidencial de sábado em Taiwan, autodesignada República da China deu de novo a vitória a Tsai Ing-Wen, de 63 anos, contra o candidato pró China comunista, Han Kuo-Yu, de 66 anos. Mais um motivo de embaraço para a RP da China, há mais de seis meses a braços com reivindicações de democracia em Hong Kong.

Taiwan: Reeleição de Tsai Ying-Wen —  Ilha mais longe da RP China

A candidata do DPP-Partido Democrático Progressivo obteve 57,1 por cento dos votos contra os 38,6% de Han Kuo-Yu, do KMT-Kuomintang, partido pró-China. James Soong, do partido PF-Primeiro o Povo, quedou-se pelos 4,3%.

A reeleição parecia tremida em 2018, já que o DPP perdeu as eleições autárquicas devido ao descontentamento dos taiwaneses diante de questões como reforma da previdencia, poluição, lei laboral. Além disso, próximos do partido foram detidos por corrupção num caso de contrabando de tabaco.

Tudo apontava que Tsai não seria reeleita. Até que surgiu o movimento contestatário em Honk-Kong em junho último. Atenta, Tsai fez a análise da situação como resultado da mão-longa de Pequim, cerceadora do direito à democracia e que tentara fazer o mesmo em Taiwan quando o presidente Xi Jinping propôs a reunificação sob a bandeira "Um país, dois sistemas".

Desde que Tsai está no poder, Pequim cortou as comunicações oficiais com a ilha, intensificou os exercícios militares e aumentou as pressões económicas e conseguiu retirar a Taiwan sete dos seus aliados diplomáticos.

Fontes: Le Monde/ Relacionado: China-Taiwan dividem-se sobre reunificação, 5.jan.019)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project