MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tanzanite: Mineiro milionário em junho acha 3ª pedra em agosto e promete que "vai todo para escolas e hospital" 04 Agosto 2020

O tanzaniano Saniniu Kuryan Laizer voltou a semana passada à mesma mina que o fez milionário um mês antes e volta a fazer mais um achado da raríssima pedra azul-violácea. A terceira tanzanite pesa 6,3 kg, vale mais de duzentos mil contos e o dono disse na segunda-feira, 3, que o vai destinar todo à construção de uma escola e um centro de saúde que não há na sua comunidade de Simanjiro, no norte do país limitado a sul por Moçambique.

Tanzanite: Mineiro milionário em junho acha 3ª pedra em agosto e promete que

A primeira dupla descoberta de Laizar há seis semanas foi saudada pelo presidente tanzaniano: "Esta é uma das vantagens de deixar operar mineiros à pequena-escala", disse John Magufuli, citado pela BBC.

"Esta descoberta, que é um recorde absoluto, prova que a Tanzânia é um país rico", congratulou-se o chefe de Estado.

A tanzanite, que é a mais valiosa variedade do mineral zoisite, foi descoberta nos Montes Meralani no norte da Tanzânia em 1967, pelo goês Manuel de Sousa, de quem pouco mais se sabe além do nome.

A popular mas raríssima pedra azul-violácea teve ao longo deste meio século uma grande popularidade, graças à joalharia Tiffany & Co., dos Estados Unidos que a trabalha e comercializa.
— -
Fontes: BBC/AFP/Reuters. Relacionado: 2 maiores pedras de tanzanite fazem de mineiro um milionário, 23.jul.020. Foto: O sortudo mineiro (de camisa xadrez) que achou as três maiores gemas de tanzanite de sempre.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project