CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tarrafal: Mais de 5.000 habitantes de 12 povoados beneficiam de água domiciliária 21 Outubro 2018

Mais de 5.000 habitantes de 12 povoados do município do Tarrafal (interior de Santiago) passaram, a partir de hoje,21 de Otubro, a beneficiar de água domiciliária, com a entrada em funcionamento da extensão e melhoria do sistema de abastecimento.

Tarrafal: Mais de 5.000 habitantes de 12 povoados beneficiam de água domiciliária

O “Projecto de concepção e execução das obras de extensão e melhoria dos sistemas de abastecimento de água no município do Tarrafal de Santiago”, que beneficia 12 povoados, com destaque para Bilimboa, Achada Tenda e Achada Porto, foi financiado pelos Governos de Cabo Verde e dos EUA, através do Millennium Challenge Corporation – Cabo Verde II (MCA-CV II), em 130 mil contos.

As obras que visam reforçar a capacidade de oferta de água potável foram co-inauguradas, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o presidente da câmara local, José Nunes Soares, e pela encarregada dos Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro considerou o investimento “importante”, tendo em conta que vai levar água domiciliária e permanente, reduzir a preocupação das pessoas em construir reservatórios e diminuir ainda o custo da água.

Por isso, o chefe do Governo assegurou que a ligação de água domiciliária é um “passo importante” para a redução da pobreza, na melhoria da qualidade de vida da população dos 12 povoados beneficiados e, ainda, reduz os esforços das mulheres que vão agora ocupar os tempos livres com outros afazeres domésticos.

Ulisses Correia e Silva, que apelou ao uso racional da água, aproveitou ainda para destacar a “boa” parceria existente entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde, que, segundo ele, este segundo pacote do MCA , já em conclusão, deixa resultados “importantes” na melhoria de condições de abastecimento de água no país.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Nunes Soares, disse que hoje é um “grande dia” para o seu município, enaltecendo o facto de este projecto reforçar a capacidade de oferta de água potável a 12 localidades, ficando assim resolvido o problema de água.

O autarca, que apelou também ao uso racional da água, deixou o compromisso de continuar a trabalhar para o desenvolvimento das localidades beneficiadas, principalmente de Achada Tenda, que foi elevada recentemente à categoria de vila para que possa fazer jus ao título.

Ao usar da palavra, em representação da população, a moradora da localidade de Achada Tenda Rosalina Vaz agradeceu os Governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos pelo projecto que os vai permitir ter água de qualidade e em quantidade nas suas residências e ainda contribuir para a melhoraria do saneamento e da saúde.

Destacou, por outro lado, o facto de agora, com água em casa, poderem ter mais tempo para se dedicarem às outras tarefas, principalmente as mulheres, jovens e crianças que outrora levavam horas e com muito esforço para conseguirem uma lata e uma botija de água, com ajuda dos burros.

Atendendo o pedido dos responsáveis, a moradora comprometeu-se em nome dos demais em poupar a água, tendo lançado o pedido à empresa AdS para criar um serviço de cobrança junto ao Balcão Único da delegação de Achada Tenda, para que possam pagar ali mesmo as suas facturas mensais.

No acto de inauguração estiveram ainda presentes o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, deputados nacionais e municipais, a administração da empresa Intermunicipal Águas de Santiago (AdS) e da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) e as populações das duas localidades. A Semana/Infoprpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project