A informação foi avançada pelo membro do Conselho Nacional do PAICV, Eveline Ramos, esta manhã, durante uma conferência de imprensa, para reagir às acusações feitas pela direcção do Movimento para a Democracia (MPD), à gestão da actual equipa camarária liderada por José dos Reis.
“Realmente houve um atraso, mas este atraso não é porque o montante em causa foi disponibilizado para pagar aos artistas que participaram no festival Rainha Santa Isabel, que aconteceu no dia 30 de Junho e 01 de Julho na localidade de Tchom Bom”, sublinhou.
Eveline Ramos que é também deputada nacional pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, explicou que uma parte dos pensionistas chegou a receber os seus salários no dia 30 de Julho, mas a outra parte não receberam na data prevista porque houve um erro num dos bancos.
Contudo, disse que a situação foi resolvida logo de seguida e os reformados que ficaram prejudicados recebem logo no dia 03 de Julho.
Para a deputada, é notória e visível a perseguição e os ataques que esta câmara suportada pelo PAICV vem sofrendo de todo o sistema do MpD, desde o partido local e nacional, deputado e Governo.
Segundo Eveline Ramos, o deputado nacional do MpD, tem feito um conjunto de “acusações infundadas e maldosas” ao presidente, à sua equipa e à gestão camarária sem apresentar quaisquer provas, sendo que não é a primeira, segunda nem terceira vez que o autarca tem sido alvo de “ataques” sem base e fundamento por parte e Celso Ribeiro.
A deputada assegurou ainda que a equipa camarária tem feito um grande esforço para devolver a confiança e esperança aos munícipes sendo que era um município com dívidas superiores a 300 mil contos, com saldo negativo na banca e sem possibilidade de acesso ao crédito.
“Os ganhos desta equipa em pouco mais de dois anos e meio são visíveis, com a inauguração de mais de 12 obras estruturantes para as diversas localidades, para as famílias e jovens, permitindo, assim, que os operadores económicos voltassem a acreditar em Tarrafal e nas suas potencialidades”, acrescentou.
Na ocasião, revelou que esses pensionistas não deviam estar a receber uma pensão da câmara já que fizeram o desconto para o INPS durante todo o tempo que trabalharam na autarquia.
Na quinta-feira, 05 de Julho, em conferência de imprensa, o Movimento para a Democracia (MpD) acusou o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago de não pagar o salário dos reformados afectos à autarquia, dando primazia à realização de um festival.
Em reacção, na última segunda-feira, 10, José dos Reis considerou as acusações do membro da direcção Nacional do MpD Celso Ribeiro de “graves e falsas” a aconselhou-o a ter uma voz activa, interventiva e responsável junto do Governo para que juntos possam complementar as medidas de política para que Tarrafal possa “ganhar hoje, amanhã e sempre”.
A Semana com Inforpress