ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tarrafal: PR promete fazer de tudo para que as mulheres sejam empoderadas 22 Mar�o 2022

O Presidente da República, José Maria Neves, prometeu hoje no Tarrafal tudo fazer durante o seu mandato para que as mulheres cabo-verdianas sejam empoderadas e propôs um trabalho conjunto entre homens e mulheres para mais igualdade e justiça.

Tarrafal: PR promete fazer de tudo para que as mulheres sejam empoderadas

José Maria Neves defendeu esta ideia durante um encontro com cerca de 50 mulheres dos seis municípios que compõem a região de Santiago Norte, no âmbito do “Março Mês da Mulher”, realizado na tarde de hoje no Mercado Municipal de Artesanato e Cultura do Tarrafal (ilha de Santiago).

“Durante o meu mandato como Presidente da República vou fazer de tudo para empoderar as mulheres cabo-verdianas, para que possam sentir com mais poder e mais fortes, para que possamos ter uma sociedade mais justa e igual”, declarou o chefe de Estado.

“Homens e mulheres são iguais, ninguém é melhor que o outro, e têm de trabalhar juntos para uma melhor igualdade e maior justiça”, reforçou, reconhecendo que Cabo Verde conseguiu “grandes ganhos” em termos de igualdade e equidade de género.

Não obstante estes ganhos, Neves admitiu que ainda há muitos desafios pela frente.

É que, segundo ele, as mulheres ainda continuam a ser discriminadas, a sofrer violência baseada no género, a sofrer desigualdades em relação aos salários, a ter dificuldades no acesso aos cargos políticos, não obstante existirem leis, referindo-se à lei de paridade.

Outrossim, lembrou que a pobreza ainda se conjuga no feminino.

“Ainda temos de trabalhar muito para termos uma sociedade mais justa e igualitária, para podermos ter muita mais equidade e justiça entre homens e mulheres. Temos ainda de ter muito mais igualdade, quer no acesso a trabalho quer no salário e para reduzirmos violência com base no género”, disse, lamentando o facto de a sociedade ainda ser machista”.

José Maria Neves, que considerou violência contra mulheres, violência no namoro e abuso sexual contra menores de “vergonha e nódoas”, que existem na sociedade cabo-verdiana, salientou que têm que ser eliminados e reduzidos.

Por fim, o mais alto magistrado da Nação afirmou que enquanto existir tais níveis de violências o País não vai crescer e nem desenvolver-se.

Durante a sua estada no Tarrafal, o Presidente da República reuniu-se com agricultores do perímetro agrícola de Colonato.

Entretanto, antes esteve no município de São Miguel, onde visitou a barragem da Ribeira de Principal. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project