Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tarrafal de Santiago abre campanha com dois candidatos 01 Outubro 2021

Esta Sexta-feira,01, a campanha eleitoral, para as Presidenciais de 17 de outubro, no Tarrafal de Santiago contou com a comitiva de apenas dois candidatos - José Maria Neves e Hélio Sanches. Os cinco demais concorrentes permaneceram em contatos na região de Barlavento e Santiago sul.

Tarrafal de Santiago abre campanha com dois candidatos

A equipa presidencial do ex-primeiro-ministro José Maria Neves, apoiado pelo PAICV, iniciou a campanha ontem,30 de setembro, com uma concentração/ fraternização na sede local do candidato. Esta sexta-feira teve uma visita porta a porta em Tras-os-Montes e na localidade de Fazenda. Durante os contatos com as pessoas distribuiu somente folhetos e autocolantes, porque a comunidade está em festa da sua santa padroeira e vai receber pessoas de outros lugares.

Conforme o diretor de campanha (Pedro), a receção do público foi boa, porque, apesar de ter sido uma atividade realizada na sede, muitos aderiram, tomaram camisola, autocolantes e panfletos. «José Maria Neves é um candidato que tem tudo para triunfar no Tarrafal», perspetivou aquele responsável.

“ Mensagem para o público local é para escolherem JMN por ser político experiente, inteligente e honesto. Ou seja, se tem uma boa experiência na governação do país, é porque pode ser um bom Presidente da República. É um homem que já tem provas dadas”, justificou a mesma fonte.

Por sua vez, os elementos da equipa Hélio Sanches, que se assume pela primeira vez como candidato às eleições presidenciais de 17 de outubro, fizeram ontem uma campanha porta a porta, com distribuição de folheto. Hoje, sexta-feira, realizaram também porta a porta na localidade de Chão Bom, que representa o segundo polo populacional do concelho, a poucos quilómetros da cidade de Tarrafal, de acordo com diretor da campanha.

Epitáfio Fidalgo afirma que o público tem muito entusiasmo e ouviram a mensagem que queriam passar. “A mensagem para o público local é que Hélio Sanches é um candidato de renovação e de esperança para novos tempos” frisa.

Quanto à candidatura presidencial do ex-chefe de governo Carlos Veiga, apoiado pelo MPD e pela UCID, não foi possível, até o fecho desta peça, chegar à fala com a sua equipa de campanha, não obstante os f esforços feitos e entrevista marcada.

O concorrente Casimiro de Pina esteve em campanha em Santiago Sul. Os outros três candidatos - Gilson Alves, Fernando Rocha e Joaquim Monteiro- realizaram porta-a-porta na região de Barlavento.

Cabo Verde já teve quatro Presidentes da República desde a independência de Portugal em 1975, sendo o primeiro já falecido foi Aristides Pereira (1975 – 1991), seguido do também já falecido António Mascarenhas Monteiro (1991 — 2001), o primeiro por eleições multipartidárias. Em 2001 foi eleito Pedro Pires como PR e 10 anos depois Jorge Carlos Fonseca ascendeu ao mesmo cargo de mais alto magistrado da nação cabo-verdiana.

Eunice Marlise Teixeira de Moura/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project