ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tarrafal quer ser um grande impulsionador do processo de desenvolvimento económico da ilha de Santiago – diz autarca 26 Abril 2023

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal disse esta terça feira que o município que dirige almeja ser um grande impulsionador do processo de desenvolvimento económico da região Santiago Norte e de toda a ilha de Santiago.

Tarrafal quer ser um grande impulsionador do processo de desenvolvimento económico da ilha de Santiago – diz autarca

José dos Reis manifestou este desejo quando discursava na sessão solene da Assembleia Municipal do Tarrafal, no âmbito dos 106 anos da criação do município.

O município do Tarrafal foi criado a 25 de Abril de 1917, através do Decreto Lei nº 3108-B de 25 de Abril, provocando a sua desintegração do Concelho de Santa Catarina que, até 1912, tinha a sua sede na vila do Tarrafal, agrupando as freguesias de Santo Amaro Abade e São Miguel Arcanjo.

Mas, para que o município possa ser um grande impulsionador do processo de desenvolvimento económico da região Santiago Norte e de toda a ilha de Santiago, disse esperar contar com a parceria do Governo, do sector privado empresarial e de próprios tarrafalenses residentes e na diáspora.

Para José dos Reis, hoje nota-se um ambiente de ecossistema favorável ao investimento no município do Tarrafal, notando que o sector empresarial privado, quer investidores estrageiros, residentes e emigrantes com veias empreendedoras, afigura-se como parceiro estratégico para a geração de emprego e rendimento, para dinamização e crescimento da economia local.

Ainda para a construção permanente do Tarrafal, apelou ao Governo cada vez mais “conjugação de esforços” e de recursos para mais investimentos públicos estruturantes, capazes de impactar o sector da economia e complementar o investimento privado e de emigrantes.

As parcerias e investimentos do Governo, através do PRRA, Fundo do Ambiente, Fundo do Turismo, com particular destaque para as obras da ponte de acesso à ZDTI de Alto Mira, de requalificação do cais de pesca na baía do Tarrafal, e nas demais obras constantes no POT, segundo ele, visam construir os alicerces para um turismo de desenvolvimento e lançar o município enquanto capital do turismo de Cabo Verde.

“O bastante que já se fez é ainda demasiadamente pouco diante das necessidades e das ambições de um Tarrafal próximo dos nossos sonhos. Sendo assim torna-se um imperativo a mobilização de financiamento para a concretização do projecto via rápida Praia/Tarrafal, do porto de pesca e de recreio e da construção da Cidade Desportiva do Tarrafal”, disse, reafirmando que esperam contar para estas e outras obras com o “principal parceiro” do município, o Governo de Cabo Verde.

Na ocasião, o autarca tarrafalense lembrou que ao longo dos dois anos e cinco meses de governação foram feitos investimentos em todos os sectores do desenvolvimento e que a sua equipa levou a cabo um vasto programa de requalificação urbana e ambiental, melhoria de acessos e acessibilidades um pouco por todas as localidades.

Acrescentou ainda que foram investidos mais de 450 mil contos em benefício social e criados mais de 8.000 empregos públicos de forma rotativa.

José dos Reis comprometeu-se ainda em trabalhar para que Tarrafal, que ao longo de mais de um século vem escrevendo a sua história e desenhando o seu próprio destino, continue cada vez mais aberto ao mundo, inclusivo, pujante, moderno, atractivo, competitivo, com qualidade de vida e oportunidade partilhada com todos.

Por sua vez, a secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que presidiu ao acto, em representação do Governo, saudou “vivamente” o município pelos seus 106 anos de fundação, defendendo que a celebração do 25 de Abril deve fazer parte do ritual do Tarrafal, tendo em conta que, segundo ela, a liberdade começou nesse município santiaguense.

“Governo conta com Tarrafal para o desenvolvimento local, e Tarrafal também pode contar com o Governo. São sinais da confiança do Governo a aposta que tem vindo a ser feita aqui. Há já algumas infra-estruturas inauguradas, há outras em curso e em fase de conclusão”, disse.

Acrescentou ainda que Tarrafal está a ser contemplado com projectos nas áreas como turismo, infra-estruturação, requalificação urbana, valorização das politicas educativas e do ensino superior e politicas socais.

O município do Tarrafal, segundo Eurídice Monteiro, está entre um dos 22 municípios, que precisa de uma “atenção especial” para que contribua para o desenvolvimento de Cabo Verde, lá onde tiver valências. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project