Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Teatro Nacional São João apresenta KastroKriola em Cabo Verde 24 Junho 2021

O Teatro Nacional São João, em Portugal, vai subir ao palco do Centro Cultural do Mindelo entre 25 e 27 de junho, chegando depois à cidade da Praia, entre 3 e 5 de julho.

Teatro Nacional São João apresenta KastroKriola em Cabo Verde

Confrme informaçoes remetidas a este jornal, após três récitas no Mosteiro de São Bento da Vitória, KastroKriola vai rumar a Cabo Verde. O espetáculo, que propõe uma crioulização de Castro, obra do século XVI do poeta António Ferreira, à luz da atualidade cabo-verdiana, vai estar em cena no Centro Cultural do Mindelo, entre os dias 25 e 27 de junho, e sobe depois ao palco do Auditório Nacional Jorge Barbosa, na cidade da Praia, entre 3 e 5 de julho, data em que se assinala o dia da independência do país.

Segundo a fonte deste jornal, a peça é do jovem dramaturgo cabo-verdiano Caplan Neves e conta com a encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ).

A partir do drama histórico/lenda popular/mito do amor de D. Pedro e Inês de Castro, KastroKriola conta a história da relação homoafetiva declarada entre Petra, uma mulher com um futuro político promissor, e Kastro. Juntas protagonizam a união ilegítima que dá o mote da tragédia, com as intrigas internas dos partidos políticos das democracias e outros elementos contemporâneos a servirem de pano de fundo desta releitura da obra renascentista de António Ferreira.

O espetáculo materializa o acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e o Teatro Nacional São João, estabelecido em 2019, tendo culminado uma residência de artistas cabo-verdianos na Instituição, em trabalho estreito com as diferentes equipas da Casa e Nuno Cardoso. Este trabalho conjunto permitiu, assim, ao São João aprofundar a cooperação com Cabo Verde, após a apresentação de dois espetáculos no país, em 2019.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória.

O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project