REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Telegeografia traça rota dos cabos : Cabo Verde é ponto de ligação 31 Janeiro 2018

O mapa global dos cabos submarinos criado pela ’Telegeography’, empresa de análise de telecomunicações intercontinentais, indica que Cabo Verde está na rota e é além disso ponto de ligação.

Telegeografia traça rota dos cabos : Cabo Verde é ponto de ligação

As centenas de cabos de fibra ótica, responsáveis por 97% de todos os dados intercontinentais, seguem caminhos em todas as direções e por vezes interligam-se em certos territórios.

Cabo Verde figura quer como ponto de passagem quer como ponto de interligação na rota transcontinental. Embora as linhas mostradas no mapa não sejam 100% corretas em termos de geografia — veja-se, por exemplo, que no território nacional cabo-verdiano só se aponta a capital —, permitem ter uma panorâmica sobre o caminho percorrido pelos cabos submarinos e em que territórios se interligam.

O volume de negócios gerados pela circulação de dados transportados por esta rede global de cabos submarinos atinge o astronómico número de dezenas de triliões de dólares por dia (!) — na ordem dos biliões de contos.

Atividade submarina da Rússia inquieta NATO e EUA

A NATO expressou em dezembro a sua preocupação com a segurança da rede mundial dos cabos de fibra ótica, dada a crescente "atividade submarina da Rússia que atingiu níveis recorde".

Imaginemos o que pode acontecer se ocorrerem cortes nos cabos?!

https://www.submarinecablemap.com/#/Registos

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project