ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tempestade fatal hoje no Canadá "que tem o dobro do aquecimento global", Trudeau na COP26 17 Novembro 2021

Esta terça-feira uma mulher morreu soterrada e outras pessoas estão desaparecidas, parte do país ficou sem transportes — estradas ficaram intransitáveis, comboios pararam, portos fecharam —, populações fugiram das casas invadidas pelos rios. É a "pior tempestade dos últimos cem anos" causada por inundações de água gelada e ventos intensos.

Tempestade fatal hoje no Canadá

As ligações entre a capital e o resto do país tiveram de ser suspensas quando as águas geladas submergiram partes da Trans-Canada Highway, a autoestrada que liga o país. Milhares de casas, a maior parte rurais, tiveram de ser abandonadas pelos seus moradores em fuga após as margens de rios transbordarem e invadirem tudo.

Na segunda-feira em Merritt — a duzentos quilómetros de Vancouver na Colúmbia Britânica —, os sete mil residentes tiveram de fugir para um lugar seguro.
Em Agassiz trezentas pessoas tiveram de ser levadas de helicóptero.

"Ainda não conseguimos determinar o número de pessoas que ficaram soterradas dentro dos seus carros", indicou a sargento Janelle Shoihet. "O corpo da vítima mortal foi encontrado dentro do seu carro na autoestrada perto de Lillooet", a uns 250km de Vancouver, informou a sargento da RCMP-Real Polícia Montada do Canadá.

O serviço meteorológico canadiano indica que "as chuvas resultaram do ’rio atmosférico’, que é um fenómeno de humidade condensada que vem do Pacífico" e se estende até aos Estados americanos de Washington e Oregon.
— 
Fontes: BBC/Le Monde/ . Relacionado: (49,6ºC no Canadá, incêndio destrói 90% de Lytton, 03.jul.021; EUA, Canadá: 47,9ºC — Canícula jamais registada, 30.jun.021;
Mexilhões que onda de calor lixou no litoral do Canadá, 10.jul.021. Fotos: Verão atingiu a maior temperatura de sempre. Menos de quatro meses depois, é a maior tempestade no Canadá em 100 anos. O primeiro-ministro Justin Trudeau na COP26 alertou que o Canadá "tem o dobro do aquecimento global".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs