INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tensão EUA-Irão: 176 vítimas mortais vistas como “danos colaterais” – Boeing e ACI juntas para apurar causas do acidente com avião da Ucrânia 11 Janeiro 2020

As autoridades iranianas admitiram no final da sexta-feira, 10, que vão permitir que a empresa Boeing colabore na investigação do acidente que na antevéspera vitimou todos os 176 ocupantes do Boeing 737 cinco minutos depois de levantar voo de Teerão rumo a Kiev. A tensão entre os dois inimigos, iniciada com o míssil americano que matou Soleimani e seguida da retaliação iraniana que atacou tropas americanas do Iraque com mísseis, terá feito talvez mais vítimas entre os civis inocentes, como sempre acontece.

Tensão EUA-Irão: 176 vítimas  mortais vistas como “danos colaterais” – Boeing e ACI  juntas para apurar causas do acidente com avião da Ucrânia

O anúncio da colaboração entre as duas entidades hostis surgiu horas depois de o Irão ter negado veemente a responsabilidade no acidente com o avião das linhas aéreas da Ucrânia.

A responsabilidade iraniana foi apontada pelo ministro canadiano, que disse na noite de quinta-feira, 9, que "o avião foi abatido por um míssil iraniano" e que, todavia "isso fora causado por um erro", que "não seria essa a intenção".

A ACI-Aviação civil do Irão, após recuperarem as caixas-negras do avião ucraniano, recusou toda a colaboração quer com a empresa Boeing quer com os Estados Unidos.

Vinte e quatro horas depois, o Irão mostra maior flexibilidade. Talvez a mão da diplomacia da União Europeia... Talvez o insustentável peso dos "danos colaterais".

Fontes: DW.de/ Le Monde/AP/AFP. Relacionado: Avião ucraniano cai no Irão com mais de 170 pessoas a bordo, 08.jan.020; Irão recusa entregar EUA caixas-negras do avião ucraniano, 09.jan.020. Foto(Getty): Canadá faz vigílias pelos 63 nacionais que morreram no avião da Ucrânia "abatido por míssil do Irão, segundo Trudeau". LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project