DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tokyo’20: Abre dia 23-7 com 10 mil adeptos japoneses e zero estrangeiros — Decana da humanidade desistiu de levar tocha 21 Junho 2021

Os organizadores autorizaram dez mil adeptos a assistir a cada um dos eventos programados. As autoridades sanitárias avisam que esse número apresenta um risco elevado de contágios. O primeiro-ministro Yoshihide Suga na semana passada exortou os japoneses a ficarem em casa e ver os Jogos pela televisão. Entre os atletas, assinala-se o primeiro caso: um ugandês testou positivo. Por cuasa disso, a decana Kane Tanaka (ver foto), de 118 anos, que devia carregar a tocha olímpica, não participa no evento.

Tokyo’20: Abre dia 23-7 com 10 mil adeptos japoneses e zero estrangeiros — Decana da humanidade desistiu de levar tocha

Há três meses que a organização Tokyo’20 e o COI-Comité Olímpico Internacional tinham chegado a acordo sobre a não-participação de adeptos estrangeiros ("Estrangeiros não entram!" —Reembolso de parte dos 4,5 milhões de entradas, 12.mar.021).

"o governo japonês decidiu que não haverá estrangeiros a assistir aos Jogos Olímpicos" adiados, que vão ter lugar em Tóquio entre 23 de julho e 08 de agosto.

Dois dias depois desse anúncio da proibição do público vindo de fora — ditada pela situação atual que causa muita apreensão aos cidadãos japoneses (mais de 70% dizem recear a entrada de variantes agressivas do coronavírus, trazidas pelo público vindo de países como a Grã-Bretanha, África do Sul, Brasil) —, 20 por cento dos compradores tinham já pedido o reembolso dos mais de quatro milhões de bilhetes de entrada até então vendidos, segundo informou a agência noticiosa Kyodo.

A decisão de Tóquio ditada também pelo avanço da crise da Covid-19— então com 441.729 infeções e 8.353 óbitos e hoje com 785.287 e 14.423 , com aumentos diários em torno dos dois mil casos — só teve aceitação oficial do COI-Comité Olímpico Internacional a 31 de março.

Apenas uma fonte anónima disse à AFP que o organismo sediado em Lausanne, Suíça, tinha "concertado com o Japão que a questão sobre os [espectadores] estrangeiros só seria decidida em 30 de março".

A indústria hoteleira e de restauração não irá sentir muito o impacto da medida, já que segundo uma sondagem recente publicada nos media da referência, 70 por cento já tinham expressado que estão "contentes por poderem servir só os nossos concidadãos". Reticência que explicam pela barreira linguística e necessidade de adaptarem as estruturas ao gosto estrangeiro.

Pelo menos 30% dos operadores de hotelaria e restauração disseram que preferem não ter estrangeiros entre os seus clientes. Bem na contramão das promoções do Ministério do Turismo. Então onde é que fica a campanha Yokoso! Japan (Boas-Vindas ao Japão!)?


Xenofobia ou extrema precaução?

Há quem atribua a situação a um profundo sentimento anti-estrangeiros alegadamente presente no país do extremo-oriente. O Japão durante séculos esteve fechado a influências externas e ao abrir-se passou por experiências traumatizantes como as dos dois bombardeamentos de Hiroxima e Nagasáqui durante a Segunda Guerra Mundial.

Outros preferem avançar que a Covid determinou esse sentimento — por razões de segurança sanitária, e não a xenofobia.


Decana da humanidade desistiu de levar tocha

É também a Covid-19 que deu cabo da participação da decana Kane, de 118 anos, nascida em 02 de janeiro de 1903 que devia carregar a tocha olímpica.

Mas a família escreveu aos organizadores a cancelar a participação, em fins de maio, na mesma semana em que adoeceram com o coronavírus seis pessoas envolvidas na cerimónia da passagem da tocha.

Apesar da sua longevidade, Kane teve doenças graves ao longo da vida. Aos 35 anos, a mesma febre tifóide que matou a filha adotiva. Aos 45, um cancro pancreático. Mais recente em 2006 um cancro colorretal.

A sua receita da longevidade contém "família, dormir bem, ter esperança, boa comida, exercícios de matemática". E o seu maior desejo é viver até aos 120 anos, o que tem boas hipóteses de realizar, já que falta pouco para 02 de janeiro de 2023.

Fontes: Japan Times/Reuters/. Foto: Kane Tanaka.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project