DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tokyo’20: Símbolo olímpico levado da baía ameaçada por tufões 07 Agosto 2020

Os cinco anéis olímpicos expostos ao largo do Parque Marinho Odaiba dos jardins Minato na capital japonesa foram retirados do local, esta quinta-feira, mas "apenas para fins de manutenção". Em janeiro estará de volta ao mesmo local, com o objetivo de manter vivo o interesse nas Olimpíadas adiadas por um ano devido à pandemia.

Tokyo’20: Símbolo olímpico levado da baía ameaçada por tufões

A retirada do monumento-símbolo das Olimpíadas acontece sete meses depois da sua instalação ao largo da baía de Tóquio em janeiro. A estrutura de 15,3 metros de altura por 32,6 m de comprimento e 1,7 m de espessura foi concebida com o objetivo de não deixar perder o interesse nas Olimpíadas adiadas por um ano devido à pandemia.

A estrutura em menos de sete meses começou a dar sinais de erosão causada pela maresia. Mas pior ainda pode acontecer quando começar a época de tufões, tão comuns no Japão de maio a outubro. E se Okinawa e outras áreas do sul do Japão estão mais expostas aos tufões, nem por isso a capital, Tóquio, é poupada.

É pois na expectativa de que a capital pode vir a ser atingida por essa tempestade tremenda que o monumento foi levado para preservação e manutenção no estaleiro naval de Yokohama, a 300 quilómetros de Tóquio.

Recorde-se que Yokohama, a capital não só do automóvel como da indústria naval, tem estado nos últimos sete meses sob atenção devido à quarentena ali imposta ao navio de cruzeiro Diamond Princess.

A previsão é que a obra terá uma duração de quatro meses. No início do próximo ano, segundo avança o diário Yomiuri Shimbun, o monumento restaurado já deverá estar de volta ao Parque Marinho Odaiba, como prometeu Atsushi Yanashimizu, o responsável dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em nome do governo de Tóquio.

Fontes: News of Japan/Yomiuri Shimbun. Foto (NoJ):

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement