DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tokyo’21: Cabo Verde foi 41º na Parada das 207 Nações 23 Julho 2021

Cerimónia de Abertura no Estádio Nacional de Tóquio: Cabo Verde foi representado pelos seis atletas, aos quais se juntaram outros membros da delegação do Comité Olímpico Cabo-Verdiano.

Tokyo’21: Cabo Verde foi 41º na Parada das 207 Nações

A Grécia, como a pátria dos Jogos Olímpicos, foi como sempre a primeira a desfilar. A segunda foi a EOR-Equipa Olímpica de Refugiados, com 29 atletas de onze nacionalidades: Síria (9), Irão (5), Sudão do Sul (4), Afeganistão (3), Eritreia (2), e, com um, o Congo, a RD Congo, o Sudão, a Venezuela, o Iraque e Camarões.

O país-anfitrião, também de acordo com a tradição, fechou o desfile. Também de acordo com a tradição olímpica, as duzentas e sete delegações foram apresentadas em três línguas — o francês e o inglês por serem as línguas oficiais do IOC/COI-Comité Olímpico Internacional, e o japonês por ser o anfitrião. A delegação de França/Furansu e Estados Unidos/Amerika Gasshūkoku foram, por isso, a penúltima (206ª) e antepenúltima (205ª) a desfilar.

As demais duzentas e três nações da parada seguiram a ordem do Gojūon — o sistema de escrita nipónico que usa o silabário kana. Isto representou uma primeira vez que os Jogos Olímpicos usam outra língua que não o inglês na ordenação para o desfile das nações.

Essa escolha determinou uma ordem que pode baralhar quem está habituado ao alfabeto latino. Porquê a Islândia e a Irlanda antecedem Angola, o Afeganistão? Resposta: o japonês naturalizou-as como Aisurando e Airurando. A mesma ordem ditou o Zimbabué/Jinbabue em 84ª posição, ou Bangladesh/Banguradeshu e Timor-Leste/Higashi Timōru Minshu Kyōwakoku, respetivamente na 144ª e 145ª posições no kana.

Cepelpianos no kana: Angola/Angora: 13º. Cabo Verde/Kaboberude: 31º. Timor-Leste/Higashi Timōru Minshu Kyōwakoku: 145º. Brasil/Burajiru: 153º. Portugal/Porutogaru 169º. Moçambique/Mozanbīku: 185º.

Próximos anfitriões

Austrália em 2032. Estados Unidos em 2028. França em 2024.

Fontes: Eurosport/Sites oficiais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project