INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tornozeleira — que Sarkozy é 1º PR de França a usar — em Israel controla quarentenados 03 Outubro 2021

Cônjuges violentos, narcotraficantes, políticos corruptos — ou tão-só prevaricadores, como no recente caso de Sarkozy — foram mandados para prisão domiciliar com tornozeleira. O equipamento eletrónico designado tornozeleira, (e-)bracelete ou pulseira eletrónica, e destinado a controlar o crime, generalizou-se no 1º mundo e Brasil no novo milénio. Israel começa neste outubro a dar-lhe uso no combate à pandemia de Covid-19.

Tornozeleira — que Sarkozy é 1º PR de França a usar — em Israel controla quarentenados

O sistema de supervisão aplicado a prisioneiros ao domicílio consiste no equipamento afixado ao pulso ou, mais frequente, ao tornozelo do réu e por outro lado no website de controlo e comando operado por agentes da polícia.

Humilhação? Dezenas de fotos mostram Sabrina Meng de tornozeleira que ela passou a usar, de modo fashion, como se fosse mais um acessório. Mas o tamanho desmesurado do equipamento faz pensar se não haverá uma intenção de infligir mais penalização.

Ninguém se surpreenderá se nos próximos dias surgir uma versão mais leve que destronará as mais pesadas versões deste equipamento de supervisão de convictos. Mais leve que a versão israelita (foto) que o Estado de Israel está a implementar para controlar os recém-chegados suspeitos de Covid-19.

Monitorar quarentenados

A inovação trazida por Israel em tempos de Covid é que o uso deste sistema de supervisão é da responsabilidade do Ministério da Saúde e é aplicado a desembarcados — nacionais, residentes ou turistas — cujos testes mostrem que devem ficar em quarentena.

As tornozeleiras ou braceletes vão substituir a quarentena obrigatória em hotéis mandatados pelo governo a que pessoas infetadas ou não-vacinadas estavam sujeitas. Porém quem o quiser pode sempre optar pelo sistema vigente.

O programa de monitoramento já está numa fase piloto em que foram distribuídos braceletes — para tornozelos e pulsos — a uma centena de viajantes procedentes do estrangeiro, segundo as fontes da referência.

Fontes: Haaretz/TOIsrael/.... Fotos: 1. (G1.br): A cantora evangélica e deputada Flordelis esteve de tornozeleira enquanto gozava de imunidade parlamentar. 2. (AFP): O president francês de 2007 a 2012 é o mais recente condenado a usar o equipamento em prisão domiciliar. 3. (AP) A herdeira da Huawei esteve quase três anos em prisão domiciliária no Canadá. 4. Aeroporto Ben-Gurion em Telavive, Israel.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project