INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tráfico de órgãos: Tribunal de Londres condena senador nigeriano e esposa por tentativa de comprar rim para filha — "Os meus pais estão na cadeia para me salvar" 07 Maio 2023

Um tribunal de Londres proferiu esta sexta-feira o acórdão (foto) que condenou a penas até dez anos de prisão o senador Ike Ekweremadu, de 60 anos, a esposa Beatrice, de 56 anos, e o Dr Obinna Obeta, de 50 anos, por associação criminosa na tentativa de obter um rim para a filha do casal Ekweremadu, Sonia de 25 anos. A vítima de tráfico, um vendedor ambulante de 21 anos, foi levada de Lagos, Nigéria para a capital britânica e acabou por fugir do hospital e denunciar o caso à polícia.

Tráfico de órgãos: Tribunal de Londres condena senador nigeriano e esposa por tentativa de comprar rim para filha —

"É triste. Tem sido muito duro lidar com tudo isto. Compreendo a condenação, mas pessoalmente discordo porque quiseram fazer deste um caso histórico. O que os meus pais fizeram foi tudo para me salvar. No entanto, a lei é a lei e agora temos de enfrentar as consequências como uma família", expressou Sonia Ekweremadu em entrevista à BBC, após a leitura do acórdão que condenou o senador a nove anos e oito meses de cadeia, a esposa a quatro anos e meio e o médico a dez anos.

A vítima do crime (tentado) de tráfico de órgão, segundo relatou, começou por agradecer aos Ekweremadu pela oportunidade de emigrar aos 21 anos para a Europa em busca de uma vida melhor.

O que não sabia é que era para lhe extrairem o rim, segundo garantiu na audiência do julgamento, ao longo de meses, no tribunal londrino de Old Bailey (o mesmo que entrou nos noticiários devido ao julgamento de Julian Assange).

Diversas testemunhas foram ouvidas nas sessões do julgamento que arrancou em fevereiro. Entre elas, a comissária da esquadra que acolheu o jovem nigeriano em lágrimas.

Outra das testemunhas, o Dr Peter Dupont, médico responsável pela unidade onde o transplante ia ser realizado, explicou que o hospital teve de recusar fazer a operação porque o doador não tinha sido devidamente informado sobre os riscos da cirurgia e dos cuidados de saúde que ia ter de seguir ao longo da vida.

Cedeao, IHRC, pedem ao governo de Sunak clemência. Estas instâncias dirigiram ao governo britânico um apelo, no sentido de mitigar a sentença dos três acusados.

O apelo do presidente da IHRC-Comissão Internacional dos Direitos Humanos, em Abuja, citou a Bíblia e expressou que "o senator Ike Ekweremadu agiu movido pelo instinto paternal, para salvar a filha". Uma "personalidade tão distinta e reputado homem da lei nunca iria envolver-se no abominável tráfico de órgãos na mira do lucro", rematou.

Doação de órgãos só é legal se não envolver pagamento

O tribunal apurou que os réus tinham apresentado o doador como primo de Sonia, com vista ao transplante renal que ia ocorrer no hospital privado Royal Free Hospital de Londres — cuja fatura atingiria as £80 mil libras (mais de 10 mil contos).

Rumo à Turquia

Impossibilitados de fazer o transplante em Londres, os Ekweremadu procuraram outra solução. Estavam a dirigir-se à Turquia, onde iriam encontrar outro doador. Mas foram detidos no aeroporto de Heathrow.

Nefrose

A doença que afeta Sonia, estudante de mestrado em Newcastle, obriga-a semanalmente a hemodiálises. A designada síndrome nefrótica (ou simplesmente nefrose) descreve-se na literatura médica como um distúrbio causado por "um conjunto de sinais, sintomas e achados laboratoriais que se desenvolvem quando ocorre uma elevação da permeabilidade da parede capilar dos glomérulos renais".

Segundo a literatura especializada, implica a perda excessiva de proteínas através da urina (proteinúria) superior a 3.5g por dia, níveis baixos de proteína no sangue (hipoproteinemia ou hipoalbuminemia), ascite e, nalguns casos, edema, colesterol alto (hiperlipidemia ou hiperlipemia) e uma predisposição para a coagulação. Outros sintomas podem também estar associados com o aumento de peso, sensação de cansaço e urina turva (espumosa).

Fontes: BBC/Legit.ng/CNN/... Fotos: O drama da família Ekweremadu — com uma filha muito doente a precisar de um transplante — comoveu muitos e há apelos ao governo britânico para reduzir a pena de prisão aos três condenados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project