INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Tráfico humano": Pai, mãe e 2 filhos indianos morrem de frio a tentar entrar nos EUA 30 Janeiro 2022

Esta sexta-feira a RMPC-Real Polícia Montada do Canadá confirmou a identidade de quatro pessoas que no dia 19 morreram na fronteira com os Estados Unidos, sob 35 graus negativos. Segundo o Alto Comissariado da Índia no Canadá são a família Patel — pai, mãe e dois filhos (foto) vindos da Índia e desembarcados em Toronto no dia 12. As autoridades canadianas suspeitam que se trate de um caso de tráfico de seres humanos.

"Há um sentimento comum de culpa, como se alguma coisa tivesse corrido mal", disse à BBC Ramandeep Grewal, o presidente da associação indiana de Manitoba. Segundo Grewal, há rumores de que a família Patel caminhou durante onze horas. "Ninguém aguenta uma exposição dessas àquele nível de frio por minutos, quanto mais por horas", desabafou.

Ainda que muitos imigrantes tentem chegar aos Estados Unidos a pé através da fronteira sul, atravessar a fronteira norte não é tão habitual. A polícia do Canadá abriu uma investigação para apurar como terá a família chegado ao país, e está a coordenar com os Estados Unidos e Índia. Até agora, desconhece-se se os Patel tinham familiares nos EUA ou Canadá.

A Real Polícia Montada recusou, porém, confirmar se há ligação das mortes dos quatro indianos com a detenção de Steve Shand, um norte-americano de 47 anos residente na Flórida que foi preso por agentes de fronteira dos EUA na mesma noite em que a família Patel foi encontrada sem vida.

Shand foi acusado de tráfico de seres humanos depois de as autoridades o terem descoberto a conduzir uma carrinha de 15 lugares com apenas dois passageiros dentro de veículo. Ambos tinham nacionalidade indiana.

A pouco mais de um quilómetro, a polícia deteve mais cinco indianos sem documentos que se preparavam para entrar na carrinha. Foram estes que informaram que tinham perdido a família Patel na escuridão da noite.

As exéquias da família Patel — o pai Jagdishkumar, de 39 anos, a mãe Vaishaliben, de 37 anos, a filha Vihangi, de 11 anos e o filho Dharmik, de 3 anos — vão ser realizadas no Canadá.

Fontes: BBC/RMPC.ca/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project