Monteiro informa que o Rebocador Praia Maria saiu, às 9H30, do porto da Praia rumo à ilha das Dunas, com a missão do socorrer o navio Sotavento – por volta das 15 horas de hoje estará no local, ao alto mar, para o rebocar e trazer de volta à Capital.
Segundo aquele responsável do IMP, uma avaria na máquina principal terá estado na origem dessa situação de deriva em que se encontra o barco. A mesma fonte tranquiliza, porém, o público, informando que os 79 passageiros a bardo se encontram tranquilos e seguros, acontecendo o mesmo com as cargas.
Manuel Claudino Monteiro garante que toda a comunicação entre o navio e as autoridades marítimas e portuárias em terra vem sendo assegurada pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo e Cosmar.
Outras avarias e novos barcos prometidos
Entretanto, é de salientar que, nos últimos dois meses, se registou pelo menos três avarias, envolvendo navios que estão ao serviço da CV Interilhas, principalmente nas rotas São Vicente/São Nicolau e Praia/Fogo/Brava.
Para operadores do setor, questiona-se para quando a empresa porá a funcionar os três novos barcos, que prometeu comprar, nas linhas interilhas, que vem funcionado com alguma dificuldade por causa de avarias frequentes registados nos navios, relativamente velhos, alugados a privados nacionais pela CVI. Uma situação que está, conforme as vozes críticas, a ofetar sobretudo operadores económicos no transporte das suas cargas e a circulação regular de pessoas entre as ilhas de Cabo Verde.