REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Trio britânico-americano-germano recebe Nobel da Física 2020 07 Outubro 2020

Partilham o Nobel da Física de 2020 o britânico Roger Penrose — por ter descoberto que a formação dos buracos-negros são uma predição robusta da teoria geral da relatividade —, o alemão German Reinhard Genzel e a norte-americana Andrea Mia Ghez pela descoberta de um objeto supermassivo compacto no centro da nossa galáxia.

Trio britânico-americano-germano recebe Nobel da Física 2020

"O prémio deste ano diz respeito à parte mais escura do universo", anunciou hoje (3ª fª, 6) a Comissão do Nobel em Estocolmo, Suécia. A distinção reconhece aos doravante nobelizados o seu trabalho no domínio da Cosmologia.

Sir Roger Penrose (foto mais à esqª), de 89 anos, é professor emérito da Universidade de Oxford. Nascido numa família de cientistas, foi um menino-prodígio que desde a mais tenra idade interrogava(-se) sobre o universo. Em 1994, a Rainha de Inglaterra nobilitou-o com o título aristocrático "Sir" pelos "seus relevantes serviços à ciência" (London Gazette, 10.jun.1994).

Genzel, de 68 anos, trabalha no prestigioso Instituto Max Planck para a Física Extraterrestre, da Universidade de Bona, Alemanha.

Andrea Ghez, de 55 anos, é investigadora na Universidade da Califórnia. É a quarta mulher (do total de 216 físicos premiados) a receber o Nobel da Física, atribuído 114 vezes desde 1901.

O prémio monetário é dividido em duas partes. Uma delas é para Roger Penrose. A outra metade é dividida equitativamente entre Genzel e Ghez.

Fontes: Website do Nobel/DW.de. Foto (Wikipedia) do "buraco negro", definido como região do espaço-tempo em que o campo gravitacional é tão intenso que nada — nenhuma partícula ou radiação eletromagnética como a luz — pode escapar-se-lhe. O neologismo, de 1962, foi criado pelo físico Robert H. Dicke, que comparou o fenómeno ao ’Buraco Negro’ de Calcutá, conhecido como uma prisão onde as pessoas entraram, mas nunca saíram vivas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project