INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido-3ªfª 6.9.’22, Liz Truss : Rainha confere posse à sua 15ª primeira-ministra 06 Setembro 2022

Mary Elizabeth Truss é a chefe do governo britânico hpje empossada pela Rainha Isabel II, em ato solene entre as duas mais altas figuras do Estado e do Governo. O ato protocolar e cerimonial teve lugar não na residência oficial no palácio de Buckingham na capital do Reino Unido, mas em Balmoral onde a Rainha permanece impossibilitada de se deslocar dados os seus provectos 96 anos de idade.

Reino Unido-3ªfª 6.9.’22, Liz Truss : Rainha confere posse à sua 15ª primeira-ministra

A primeira-ministra Truss foi à residência real secundária, Balmoral na Escócia, receber da Rainha a confirmação protocolar e cerimonial — após ter sido ontem confirmada inter pares, com 57% dos votos dos conservadores. É a primeira vez que um chefe de governo recebe a posse fora do palácio de Buckingham.

Truss venceu Rishi Sunak na votação interna do Partido Conservador. Crismada nova "Dama de Ferro", a alcunha pela qual era conhecida Margaret Thatcher, prevê-se que Liz irá seguir as pisadas da primeira mulher a chefiar o governo britânico: mais dinheiro para os ricos a pretexto de impulsionar a economia.

Liz terá cumprido a sua promessa: "Se for eleita primeira-ministra vou agir de imediato sobre as contas e o fornecimento de energia". Como ela própria disse em campanha e repetiu na entrevista no domingo com a BBC: "Temos de dar dinheiro a quem investe", "A redução de impostos deve servir para dinamizar a produção".

Próximas eleições legislativas em 2025?

Os 300 votos obtidos ontem correspondem a uma ínfima fatia dos votos do eleitorado. Irá Liz Truss assim manter-se até às próximas eleições legislativas, em 2025? Esta a incógnita.

Fontes: BBC/Le Figaro/AP/Sky News/NY Times. Relacionado: Reino Unido-3ªfª 6, Liz Truss : Rainha vai dar posse à primeira-ministra nova "Dama de Ferro", 05.set.022; Reino Unido-3ªfª 6: Liz Truss "Se for eleita primeira-ministra vou agir de imediato sobre as contas e o fornecimento de energia", 05.set.022. Fotos: A Rainha na residência real secundária, Balmoral na Escócia, confere a confirmação protocolar e cerimonial à primeira-ministra Liz Truss, que lhe faz uma curta vénia. Prognostica-se uma curta primatura à terceira mulher líder do governo britânico, todas conservadoras aliás.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project