Ainda para a tarde desta sexta-feira, a cerimónia de abertura oficial do CANADEP’2023, no Estádio Nacional, de acordo com a programação, vai ser marcada pelo discurso do seu presidente, Júlio Fortes, actuação das batucadeiras, “Standarp Comedy”, actuação do Grupo Mon na Roda.
O presidente da Federação Cabo-verdiana do Desporto Adaptado, Júlio Fortes, entidade que organiza o Nacional do Desporto Paralímpico (CANADEP’2023) em parceria com o Comité Paralímpico de Cabo Verde, disse que já está praticamente tudo a postos para a realização deste evento, já que quase todas as caravanas já se encontram concentradas na capital do país.
O CANADEP’2023, ao que avançou a Inforpress, vai ser disputado nas modalidades do atletismo (100, 200 400 e 800 metros), arremesso e levantamento de peso, corrida de cadeirantes, e terá uma prova lúdica em voleibol sentado, provas repartidas entre o Estádio Nacional e o pavilhão desportivo Vává Duarte.
Promover o intercâmbio desportivo entre os jovens atletas com deficiência no nosso país como meio de inclusão na sociedade e seleccionar os atletas que vão representar Cabo Verde nas próximas competições internacionais, nomeadamente Campeonatos Mundiais são os principais objectivos da prova.
O evento vai ser ainda aproveitado para a realização de workshops, acções de formação sobre a problemática da inclusão, saúde e bem-estar e doping.
A Semana com Inforpress