MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tunísia abre cemitério de migrantes, após um pescador iniciar ’enterros decentes’ a centenas de desconhecidos 12 Junho 2021

Esta quinta-feira a notícia de que o governo tunisino se prepara para inaugurar um cemitério de migrantes, já meio cheio, coroa a imensa obra do pescador Chamseddine Marzoug, de Zarzis, que desde 2017 dá ’enterros decentes’ a centenas de migrantes que se afogaram no Mediterrâneo.

Tunísia abre cemitério de migrantes, após um pescador iniciar ’enterros decentes’ a centenas de desconhecidos

Foi em 2017 que o pescador Chamseddine Marzoug, de Zarzis, começou a deparar-se em cada faina com a macabra pesca de corpos humanos na região que os pescadores da aldeia à beira do Mediterrâneo começaram a chamar de "zona negra". Milhares de pessoas pereceram na travessia em botes sem condições de segurança.

"Os governos são transitórios, mas o que é a compaixão pelo estrangeiro — nosso irmão em Deus — nunca será transitório mas sim parte da nossa humanidade", resumiu Marzoug à reportagem da Arabe News em 2017. O pescador explicava assim a sua iniciativa de "dar um enterro decente a cada pessoa que esteve dentro do corpo" que lhe cai na rede.

No cemitério que Marzoug foi construindo cova a cova alinham-se centenas de sepulturas. A jovem nigeriana Rose-Marie é a única que tem o seu nome na lápide. Todas as demais sepulturas, para adultos e para crianças, são anónimas. Isto constatam os que visitam o "Cemitério do Desconhecido", na companhia de Marzoug. Primeiro foi a equipa de reportagem em 2017 da Arabe News, a que se seguiram outras como a da RTD há um ano.

Fontes: Referidas. Fotos: O cemitério que Marzoug de Zarzis iniciou, em 2017. A esposa do pescador chora a dor dos familiares desses migrantes sem nome. O cemitério dos migrantes que o governo vai inaugurar e dado a conhecer na sua reorganização esta semana, é o que Marzoug iniciou em mais de quinhentas etapas, uma por cada enterro que deu ao "irmão desconhecido" afogado que lhe caiu na rede.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project