ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Turismo: Presidente da CCS espera que eventos da OMT permitam mobilização de financiamentos para investimentos 28 Agosto 2021

O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) espera que os empresários cabo-verdianos consigam, nos dois eventos da OMT, a ter lugar na próxima semana, no Sal, mobilizar financiamentos para os investimentos necessários para a retoma turística.

Turismo: Presidente da CCS espera que eventos da OMT permitam mobilização de financiamentos para investimentos

Jorge Spencer Lima, que falava em entrevistas à Inforpress, realçou a importância de Cabo Verde estar, pela primeira vez, a receber reunião dos ministros Africanos do Turismo na 64ª reunião da comissão regional da Organização Mundial do Turismo (OMT), a ter lugar no dia 02 de Setembro, e o Fórum Mundial sobre Investimento Turístico em África, nos dia 03 e 04.

Eventos que, frisou, acontecem precisamente no momento em que o país prepara a retoma do turismo, depois dos impactos negativos da Covid-19, que parou o sector turístico, que antes contribuía com cerca de 25% para PIB cabo-verdiano.

“Particularmente em Cabo Verde, a covid-19 teve um impacto negativo grande, que resultou no aumento da taxa de desemprego que subiu de 11 para 14,5%, sendo que maior parte dos empregos perdidos foram no sector do turismo, e representou uma quebra grande de receitas”, anotou.

Neste momento em que se fala da retoma, afirma que há necessidade da realização de investimentos, sobretudo, nos hotéis para repor a qualidade que os empreendimentos tinham antes da covid-19.

“No caso de Cabo Verde temos hotéis fechados há mais de um ano e meio e dois anos, e as infra-estruturas fechadas acabam por deteriorar-se e estragar. Portanto, há que fazer novos investimentos para preparar os hotéis para receber os turistas. Portanto, tem de ser realizados investimentos para repor o nível de qualidade que tinham há dois anos atrás”, sustentou.

Neste sentido, Jorge Spencer Lima disse que esses encontros, que reúnem investidores, instituições financeiras internacionais e altos dirigentes e especialistas do sector público e privado, se afiguram como oportunidades para os empresários cabo-verdianos conseguirem mobilizar os recursos para a realização dos investimentos necessários.

“Portanto, esta presença de investidores e instituições financeiras tem dois objectivos fundamentais: o primeiro é mobilizar os investimentos para preparar as infra-estruturas para a retoma turística e tem um segundo objectivo, que é mesmo de financiar novos projectos, porque os projectos não desapareceram. Existem projectos e, portanto, vamos de olhos postos nos financiamentos para esses novos projectos de desenvolvimento do turismo”, explicou

Da agenda de trabalhos constam a realização de dois workshops, sendo o primeiro
subordinado ao tema: ‘Inovação e Marketing Digital – Motores de Inovação e de Análise para acelerar o crescimento do Turismo’.

Esta primeira oficina de capacitação irá fornecer aos participantes um quadro de
transformação abrangendo metodologias de Design Thinking, como forma de reconstruir e repensar o ecossistema do turismo de Cabo Verde, a organização da sua cadeia de valor para melhor responder à nova realidade provocada pela pandemia do covid- 19 e, impulsionar a criação de emprego e a recuperação económica.

O segundo Workshop, com o tema, ‘Prontidão do Investimento das Empresas Africanas’, pretende fornecer as bases para a facilitação do investimento privado, através da acção governamental, como também, um quadro abrangente e ferramentas para que os empresários e proprietários de negócios de Cabo Verde aumentem a sua capacidade de se prepararem para atrair financiamento de investidores estrangeiros para o crescimento dos seus negócios e geração de receitas qualificadas e sustentáveis. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project