BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Turquia. Suspensa participação russa nas inspeções de navios com cereais 31 Outubro 2022

A Rússia suspendeu a participação nas inspeções em Istambul, na Turquia, dos navios que transportam cereais ucranianos, anunciou hoje o Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês), encarregado de supervisionar o acordo de exportações de cereais ucranianos.

Turquia. Suspensa participação russa nas inspeções de navios com cereais

Segundo a Lusa, a suspensão, por tempo indeterminado, segundo o JCC, surge um dia depois de Moscovo ter rompido a sua participação no acordo sobre a exportação de cereais ucranianos alegando um ataque de ’drones’ (aeronaves não tripuladas e controladas remotamente) contra os seus navios.

O Centro de Coordenação Conjunta, que reúne delegados da Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU, indicou que 11 navios foram inspecionados hoje, antes de adiantar que Moscovo decidiu não participar mais nas inspeções.

Para suprir a falta de inspetores russos, o JCC propôs, com conhecimento de Moscovo, que as delegações turcas e da ONU fornecessem 10 equipas para inspecionar, na segunda-feira, 40 navios com autorização de saída, proposta que foi aceite pela Ucrânia.

De acordo com o JCC citado pela Lusa, 112 navios de carga aguardam inspeção ao largo de Istambul.

O acordo sobre a exportação de cereais ucranianos, que entrou em vigor em 01 de agosto e expira em 19 de novembro, permitiu exportar mais de 9,5 milhões de toneladas de cereais e outros géneros agrícolas, segundo o JCC.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project