INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Turquia celebra crianças e soberania — 100º ano do parlamento em quarentena 25 Abril 2020

Vozes a cantar à janela e bandeiras nas varandas celebraram ontem (23) o ’Dia da Criança e Soberania Nacional’. É uma celebração sui generis’, esta dos cem anos da funauguração por Ataturk da Assembleia Nacional da Turquia, em 23 de abril de 1920.

Turquia celebra crianças e soberania — 100º ano do parlamento em quarentena

Este ano, não houve paradas nem desfiles de crianças nas cidades da Turquia. A quarentena em dias de Covid-19 impõe-se.

O país regista 104.912 casos e 3.122 óbitos. A guerra contra o inimigo invisível é global e incerta para todos e cada um.

Mas a memória da outra guerra que levou à independência e modernidade na Turquia não foi esquecida em dia de centenário, ontem (5ªfª, 23).

O que se celebra é, de certa maneira, a sucessão de acontecimentos subsequentes à vitória dos aliados na Grande Guerra que fez desmoronar o império otomano e abriu caminho à República sob o impulso de Ataturk.

O levantamento nacionalista liderado pelo comandante militar Mustafá Kemal, cognominado Ataturk (pai dos turcos), travou a repartição da Turquia — entre Inglaterra, França, Rússia, Itália e Estados Unidos, segundo o Tratado de Sèvres, assinado pelo sultão.

Em 1920, Ataturk que conduziu a Turquia à independência nacional, formalizada três anos depois, em 29 de outubro de 1923, tinha um plano de educação para levar o país arcaico ao século XX.


Dia da Criança para promover a educação

A revolução cultural conduzida por Ataturk, o primeiro presidente da República, tem um dos seus marcos na mudança do sistema de escrita, do arábico para o latino, com vista à universalização do ensino.

O presidente era o primeiro promotor da mudança, com sessões públicas em que ele ensinava com o manual que tinha elaborado para o efeito.

Fontes: Históricas/https://www.hurriyetdailynews.com/nation-sings-national-anthem-from-home-to-mark-childrens-day-154153. Fotos: Inauguração da Assembleia Nacional. Celebração do centenário à janela em ano de Covid-19. MLL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project