NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

UCCLA abre concurso ao “Prémio de Revelação Literária: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa” 15 Janeiro 2022

A União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA) abre concurso ao prémio de revelação literária “Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”. As candidaturas terminam a 06 de fevereiro deste ano.

UCCLA abre concurso ao “Prémio de Revelação Literária: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”

De acordo com um documento enviado a este diário digital, só pode concorrer quem nunca editou uma obra literária e enviar uma única obra a concurso. A capacidade de atração do Prémio Literário UCCLA ampliou-se para além dos países lusófonos, com candidatos que de outros países enviaram as suas obras, envolvendo todos os continentes. “Já recebemos candidaturas da Ásia (Macau, Japão e Austrália), de África (África do Sul), da América (Canadá, EUA, Chile, Paraguai) e da Europa (Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Suíça). Mais de um terço são mulheres e mais de metade são jovens”, lê-se na nota.

De ressaltar também que, pela primeira vez, o júri de 2019 inclui na sua composição escritores de todos os países de Língua portuguesa, nomeadamente Domício Proença (Brasil); Germano Almeida (Cabo Verde); Inocência Mata (São Tomé e Príncipe); José Luís Mendonça (Angola); José Pires Laranjeira (Portugal); Luís Carlos Patraquim (Moçambique); Luís Costa (Timor); Tony Tcheka (Guiné Bissau); e Rui Lourido - pela UCCLA.

“Desde a primeira edição que este Prémio se tem demonstrado como o mais representativo, a nível de candidaturas a concurso, de revelação literária de todo o espaço da Língua Portuguesa. Nas edições anteriores a UCCLA tem vindo a receber, em média, mais de 700 obras candidatas”, salienta a organização.

A Biblioteca representada este ano é a Biblioteca da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). O prémio consiste no valor de 3000 euros entregue ao vencedor pela Câmara Municipal de Lisboa, que se associou desde 2021 a esse concurso literário.

A UCCLA apresenta o nome do escritor e título da obra vencedora a 05 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa; na edição do Livro vencedor, pela Guerra e Paz Editores; sua apresentação e venda na próxima Feira do Livro de Lisboa (Junho 2022).

“ O convite inclui tudo pago (viagem aérea, alimentação e alojamento) para o contemplado apresentar uma comunicação ao próximo Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que a UCCLA organiza anualmente fora de Portugal. O Prémio Literário UCCLA tem parceria com o Movimento 800 anos da Língua Portuguesa”, conclui o documento que vimos citando.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project