ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

UCCLA presente nas cerimónias comemorativas do Dia de Portugal em Olivença 10 Junho 2021

A Câmara Municipal de Olivença, que se associou à UCCLA, vai comemorar o Dia das Comunidades Portuguesas e Camões a 10 de Junho - numa sessão oficial com conferências culturais e educacionais sobre a lusofonia, na Casa da Cultura.

UCCLA presente nas cerimónias comemorativas do Dia de Portugal em Olivença

A sessão comemorativa será inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Olivença, Manuel J. González Andrade, seguindo-se a intervenção do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho.

As comemorações, que serão apresentadas por Eduardo Naharro-Macías Machado, professor da Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular de Olivença, contarão com as seguintes intervenções do Escritor e político português Manuel Alegre; Secretária da Cultura do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo da Junta de Extremadura, Miriam García Cabezas; Secretária de Educação e Cultura de Porto Seguro (Brasil), Dilza Reiss Saigg; Primeiro Vice-Presidente do Conselho Provincial de Badajoz, Ricardo Cabezas Martín; e do Vereador da Câmara Municipal de Belmonte, Amândio Melo;

Segundo um comunicado remetido ao Asemasnaonline, decorrerão, paralelamente, iniciativas culturais, que serão conduzidas por duas apresentações denominadas “O Humanismo de Cabral”, do escritor João Morgado e a de “Frei Henrique e Olivença - Além-Mar”, de Eduardo Naharro-Macías Machado.

Neste dia, que também comemora a morte do escritor Luís Vaz de Camões em 1580, a cidade reúne povos das duas margens do Guadiana e da lusofonia em torno de várias atividades culturais para celebrar “um passado comum, um presente de convivência e um futuro de oportunidades”.

De salientar que Olivença é, atualmente, uma cidade totalmente espanhola. No entanto, não renuncia à tradição portuguesa devido à história que une os dois países.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project