Na perspetiva de todos respeitarem as normas vigentes, a candidatura de UCID apresentou já uma queixa junto da Comissão Nacional das Eleições (CNE) contra as candidaturas adversarias que têm desrespeito as regras com a realização de comícios, desfiles e outras ações, juntando pessoas sem seguirem as restrições de distanciamento social.
A candidatura de Pedro Dias estabelece como aposta fundamental transformar o Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR) numa agência de desenvolvimento de Fogo e Brava. Tudo com o fito de ser capaz de mobilizar recursos e canalizar investimentos para os sectores chaves, como agricultura, pecuária, pescas e turismo.
Entende que a futura agência vai mobilizar recursos para ter mais água para desenvolver agricultura e pecuária na zona sul, através da craião de novas parcelas irrigadas e ajudar ainda os criadores com raças melhoradas.
A candidatura da UCID propõe igualmente a construção de infraestruturas de pecuária e pequenas barragens para retenção da água das chuvas para o desenvolvimento da agricultura e pecuária na ilha do vulcão.
O candidato dos democratas cristãos quer também trabalhar para a transformação de Monte Genebra num manto ecológico para visitas e experiências de plantas, introdução e massificação de fruteiras nas zonas altas para que as famílias tenham outras alternativas na geração de rendimento, produção de pastos, melhoria de produção de queijo e reunir os produtores em cooperativa.
Já a candidatura do MpD quer ser maioria, pedindo inclusive a maioria qualificada, para dar continuidade aos projetos implementados nos últimos anos. Isto porque o candidato à sua própria sucessão, Jorge Nogueira, dá como certa a sua vitória no dia 25 deste mês. Tudo, segundo ele, pelo resultado do trabalho realizado desde 2016, altura em que assumiu as rédeas do município de São Filipe.
Para cidade de São Filipe considera que a aposta continua a ser na melhoria de habitação social com acesso das pessoas à energia e água, asfaltagem de algumas vias, criar espaços para crianças, continuação das apostas na educação e formação profissional dos jovens para que estes tenham um futuro mais dígno.
Por sua vez, a candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde quer transformar e potencializar o sector agroindustrial, tornando-a numa fonte de rendimento e de oportunidades para o município e para a ilha, além de impulsionar o seu desenvolvimento sustentável.
Nuías Silva considera que a sua plataforma eleitoral, constituído por sete grandes eixos fundamentais, leva em consideração as grandes potencialidades para transformar São Filipe, nas áreas como agricultura, pecuária e pescas; competitividade, investimentos e emprego; modernidade, rigor e transparência; turismo, cultura e valorização do património histórico; juventude, educação e desporto; ação social, saúde e ambiente; e diáspora.
Nesta terça-feira, a candidatura de UCID centralizou a sua ação de campanha com realização de porta-a-porta nos bairros de Santa Filomena, Lém, Congresso, Cobom e Xaguate e nas localidades de Jardim, Salto, Monte Largo, Lacacã e Monte Grande.
O MpD. através de duas equipas, esteve em porta-a-porta nas localidades de S.Jorge, Outra Banda, Às-Hortas e Monte Tabor e fez a apresentação da sua plataforma eleitoral no bairro de Beltches.
A caravana do PAICV centralizou a sua atividade em Monte Largo e Luzia Nunes, zona sul, mas manteve, nesta terça-feira, diversas equipas distribuídas por várias localidades em contatos de porta-a-porta. A equipa comandada por Nuías Silva afirma que, pelo ambiente de receção no terreno, espera ganhar com maioria absoluta a Câmara de São Filipe e resgatar assim o orgulho dos foguenses.