ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

UE, Angola, Moçambique e Cabo Verde integram fórum dedicado a comércio e clima 20 Janeiro 2023

A União Europeia (UE) e 26 países parceiros, incluindo Angola, Cabo Verde e Moçambique, constituem hoje, um ano após o lançamento, uma “aliança de ministros do Comércio em matéria de clima”, anunciou a Comissão Europeia.

UE, Angola, Moçambique e Cabo Verde integram fórum dedicado a comércio e clima

A aliança, segundo um comunicado do executivo comunitário, é “o primeiro fórum mundial a nível ministerial dedicado ao comércio, às questões climáticas e de desenvolvimento sustentável” e tem como objetivo a promoção de “políticas comerciais que possam ajudar a combater as alterações climáticas através de iniciativas locais e mundiais”.

Um elemento fulcral da agenda desta aliança consiste em identificar formas de as políticas comerciais apoiarem os países em desenvolvimento mais vulneráveis e os países menos desenvolvidos que enfrentam os maiores riscos decorrentes das alterações climáticas.

Os quatro colíderes da aliança são o Equador, a UE, o Quénia e a Nova Zelândia.

O fórum conta ainda com a participação de Angola, Austrália, Barbados, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Islândia, Gâmbia, Japão, República da Coreia, Maldivas, Moçambique, Noruega, Filipinas, Ruanda, Zâmbia, Singapura, Suíça, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Vanuatu.

A aliança em matéria de clima foi oficialmente lançada na reunião anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, há exatamente um ano e a primeira reunião ministerial está agendada para o início de 2024, à margem da próxima Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio.
A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project