MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’USNS Harvey Milk’: 1º navio de guerra com nome de ativista gay 11 Novembro 2021

A Marinha dos Estados Unidos homenageou Harvey Milk, o pioneiro ativista de direitos da população LGBT+, ao atribuir o seu nome a um dos seis novos navios da renovada frota de guerra. O ’USNS Harvey Milk’, lançado ao mar no sábado 6, é o primeiro navio de guerra com nome de um ativista gay. Harvey Milk foi perseguido pela sua condição e expulso da homófoba Marinha americana.

’USNS Harvey Milk’: 1º navio de guerra com nome de ativista gay

A cerimónia de lançamento do navio batizado Harvey Milk — num ato de justiça" 66 anos depois — contou com a participação do ministro e outros altos dirigentes da Marinha e da Câmara Municipal de San Francisco.

Para o ministro, corrige-se o que "foi um erro" em 1955: "obrigaram Milk a desassumir essa importante parte da sua vida", disse na cerimónia inaugural o ministro Del Toro. A expulsão de Milk, então tenente do submarino USS Kittiwake durante a Guerra da Coreia, aconteceu em 1955, tinha ele cerca de 25 anos, ao fim de duas semanas de interrogatório sobre a sua sexualidade.

Nos anos de 1970, Milk tornou-se o primeiro político assumidamente ’gay’. Eleito em 1977 para o Conselho de Supervisores de San Francisco, foi assassinado aos 48 anos de idade, no ano seguinte.

O vereador Dan White, de 32 anos, ex-soldado no Vietname, assassinou dentro do edifício da câmara municipal de San Francisco também o presidente do município, George Moscone, e planeava ainda mais duas mortes. Condenado a sete anos de prisão, White cumpriu apenas cinco anos. Em 1985, aos 39 anos, suicidou-se.

Fontes: NY Times/San Francisco Chronicle /LA Times... Fotos: O lançamento do navio no sábado 6, em San Diego contou com a presença de Suart Milk, sobrinho de Harvey Milk e diretor da fundação dedicada ao tio assassinado em 1978. No filme biográfico de 2008, Milk é interpretado por Sean Penn e Josh Brolin é o vereador Dan White (à esqª) que, "numa manhã de loucura", assassinou o Edil George Moscone e o vereador Harvey Milk, de 48 anos, dentro do edifício da câmara municipal de San Francisco. Condenado apenas a sete anos de prisão, foi libertado após cumprir cinco anos. Menos de dois anos depois, aos 39 anos, Dan White pai de três filhos pequenos suicidou-se em 1985.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project