ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: União de Sindicatos em novo espaço queixa-se de limitadas condições de trabalho e exige a devolução da sua sede pela UNTC-CS 09 Junho 2022

A União dos Sindicatos de São Vicente (USSV) anuncia que já se encontra a funcionar em novo espaço, depois de os sindicatos que a integram terem sido despejados da sua sede, por solicitação da Secretária Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida. Por isso, exige a devolução da mesma instalação, esperando que o Tribunal agilize o processo sobre o caso e as supostas irregularidades no funcionamento dos órgãos centrais da UNTC-CS.

São Vicente: União de Sindicatos em novo espaço queixa-se de limitadas condições de trabalho e exige a devolução da sua sede pela UNTC-CS

O novo local de trabalho fica situado num apartamento alugado, em que conforme uma nota enviada à nossa redação, as condições funcionais são extremamente limitadas e os custos de arrendamento elevados.

"Estamos aqui porque temos a noção plena das nossas responsabilidades como Sindicalistas e defensores dos direitos dos trabalhadores de São Vicente e de Cabo Verde no geral. Temos noção de responsabilidade que, infelizmente, a Secretária Geral da UNTC-CS, não teve e não tem na gestão da Organização", frisou.

De acordo com a direção da União dos Sindicatos de São Vicente, os pertences dos sindicatos continuam de forma abusiva e arbitrária, fechados na sede da USSV, edifício onde os Sindicatos de São Vicente vinham funcionando desde 1974.

"A Srª Joaquina Almeida continua, impávida e impunemente, a sua saga, sem nos facultar o acesso aos nossos documentos e equipamentos. Trata-se de uma afronta, não só aos Sindicatos filiados na UNTC-CS, como também aos trabalhadores de São Vicente e de Cabo Verde, em geral", adiantou.

Para a União dos Sindicatos de São Vicente, Joaquina Almeida tem vindo tem vindo a orquestrar manobras com vista a inverter o ónus da situação, adiantando que chegou a solicitar encontro com USV, mas que impôs condições e disse que virá acompanhada de dois mediadores, da Praia, por ela escolhidos. Ainda explicam que o pedido de encontro não foi dirigido ao ao atual Presidente, interino, da USV, mas sim ao antigo Presidente, o qual não está a exercer a funções sindicais desde 2020 por ter passado para a reforma.

A USV garante que está aberta ao diálogo e à negociação, porém, sem quaisquer condições prévias e, muito menos, com desrespeito e falta de consideração para com os seus órgãos e respetivos dirigentes.

A sede da USV, conforme explica a mesma nota, continua fechada para os seus membros e os seus sindicatos estão sem acesso aos gabinetes e documentos, sob vigia de câmara de vigilância, sem utilização para os fins a que foi cedido e adiantam que, porque têm provas, de que alguém vem utilizando a sala multiusos para fins não sindicais.

"Relembra-se que a Sede da USV, para além de ser um símbolo da História da UNTC-CS e do Movimento Sindical Cabo-verdiano em geral, é o nosso espaço de trabalho, não só nós os Dirigentes Sindicais, como também os nossos Funcionários, alguns dos quais, já no desemprego “, diz.

A União dos Sindicatos de São Vicente continua a exigir as chaves da sede da USV, conforme foi destinado, para continuarem a trabalhar com normalidade ao serviço dos trabalhadores deste país, dizendo isso, porque conforme adianta, o espaço foi doado pelo Governo de Cabo Verde para alojar os Sindicatos de São Vicente, filiados na UNTC-CS.

Já chegaram a realizar uma assembleia de dirigentes delegados e ativistas sindicais, e, brevemente pretendem organizar e anunciar uma nova ação, não só para protestar e denunciar os desmandos da Secretária Geral da UNTC-CS, como também para exigir a devolução da sede.

Confiantes na justiça, a USV diz que aguarda serenamente o acelerar e desfecho dos processos relacionados com a Sede em São Vicente, bem como outros processos que dizem respeito à própria organização da UNTC—CS.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project