Angelo Costa perdeu no fim de fevereiro por três votos na seleção interna dos candidatos do ‘Labour’ pela área de Leytonstone Ward, no município londrino de Waltham Forest, às eleições autárquicas de maio.
Porém, disse à agência Lusa: "O interessante é que a maioria dos membros que têm o poder de selecionar o próximo candidato a deputado disseram-me que gostariam que considerasse candidatar-me à seleção pelos círculos de Leyton e Wanstead ou Chingford e Woodford Green”.
Leyton é atualmente representado pelo trabalhista John Cryer, um eurocético associado à ala esquerda do partido, e Chingford é representado pelo conservador Ian Duncan Smith, igualmente pró-Brexit da ala direita dos ‘Tories’ que foi eleito em 2019 com uma vantagem de 1.262 votos sobre a candidata trabalhista.
“Enquanto Leyton é um assento garantido", Chingford atrai porque "não é como outros círculos mais difíceis tradicionalmente conservadores fora de Londres, no norte de Inglaterra", em sítios que disse não conhecer, vincou o londrino há 30 anos.
Os processos de seleção de candidatos não estão ainda agendados, pois as eleições legislativas só estão previstas para maio de 2024, mas representam mais um passo na carreira política que Angelo Costa quer percorrer para se tornar no primeiro eleito no Reino Unido de origem angolana.
Fontes: Lusa/BBC/Twitter