ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ucrânia: PR de Cabo Verde “muito preocupado” com “consequências incalculáveis” para a Humanidade 24 Fevereiro 2022

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, disse hoje estar "muito preocupado" com o conflito militar na Ucrânia, face às "consequências incalculáveis" que representa para a Humanidade, apelando ao diálogo.

Ucrânia: PR de Cabo Verde “muito preocupado” com “consequências incalculáveis” para a Humanidade

“Omundo, altamente devastado pela pandemia da covid-19, arcará doravante com os custos económicos e sociais, ainda difíceis de medir, mas com certeza catastróficos, de uma guerra sem sentido”, escreveu, segundo a Lusa, o chefe de Estado cabo-verdiano, na sua conta oficial na rede social Facebook.

“Cabo Verde tem defendido sempre, em todas as circunstâncias, o diálogo, a paz e a solução negociada dos conflitos. Mesmo em momentos difíceis e complexos como este, continuamos a apelar para que se dê chance à liberdade e à paz”, apelou José Maria Neves, na mesma mensagem.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu hoje aos líderes mundiais que deem ajuda à defesa da Ucrânia e protejam o espaço aéreo dos ataques russos, sublinhando que a Rússia “desencadeou uma guerra com a Ucrânia e com o mundo democrático”.

Segundo a mesma fonte, as tropas russas lançaram, hoje de madrugada, um amplo ataque à Ucrânia, tendo o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertado outros países que qualquer tentativa de interferência terá “consequências nunca antes vistas”.

Grandes explosões foram ouvidas antes do amanhecer em Kiev, Kharkiv e Odessa, enquanto os líderes mundiais denunciavam o início de uma invasão que pode causar muitas vítimas, derrubar o Governo democraticamente eleito da Ucrânia e ameaçar o equilíbrio pós-Guerra Fria no continente.

Os ucranianos começaram a fugir de algumas cidades, e os militares russos alegaram ter incapacitado todas as defesas aéreas e bases aéreas da Ucrânia em poucas horas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project