INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ucrânia-guerra continua: Pró-russos pedem a Putin para anexar região de Kherson — "Vamos adotar por completo a legislação da Federação Russa" 12 Maio 2022

O cessar-fogo não está à vista, admitiu hoje o SG das Nações Unidas. Neste mesmo dia, o presidente Zelensky faz soar o alarme perante o pedido das autoridades pró-russas para Putin anexar a região de Kherson. Um representante das autoridades pró-Moscovo em Kherson informou que, até ao final do ano, a região planeia "adotar por completo a legislação da Federação Russa".

Ucrânia-guerra continua: Pró-russos pedem a Putin para anexar região de Kherson —

Kherson é uma das regiões do país onde os russos estão a reconstruir pontes que a Ucrânia desativou por forma a conter o avanço do exército russo. A região foi também a primeira a cair sob o jugo das forças de Putin logo na primeira semana da invasão.

O autarca de Kherson, Ihor Kolykhaiev, foi afastado do cargo e substituído por outro pró-russo. Ele chamou a atenção para a ineficácia da primeira pretensão das autoridades russas, que foi a de substituir a moeda krvinia pelo rublo. Os dois meses seguintes estão a demonstrar que Kolykhaiev tinha razão.

Kherson, região ocupada pelas forças de Putin, primeiro resistiu mas dentro em pouco cedeu. Passou do "não queremos ser russos" para uma situação oposta. A voz individual já não fala e são as autoridades militares pró-russas que pedem a anexação pela Rússia.

A "Rússia veio para ficar para sempre"

A assinalar que a anexação está a aproximar-se, a agência oficial TASS hoje informa que os dirigentes militares russos que estão em visita a Kherson prometeram "não abandonar a região".

"A Rússia veio para ficar para sempre", afirmou Andrei Turchak, o secretário-geral do partido no poder Rússia Unida.

"Guerra só acaba com Putin morto ou se matarmos todas as tropas russas"

A afirmação supra feita em fins de março, pelo autarca de Mykolaiv entrevistado pela TSF de Portugal, continua real seis semanas decorridas (Ucrânia: "Guerra só acaba com Putin morto ou se matarmos todas as tropas russas", diz autarca de Mykolaiv, 5.04.022).

Fontes: TASS/Telegram/Interfax/BBC. Fotos (Getty/AP): Pontes sobre o rio Dnipro — dinamitadas pelos ucranianos em fevereiro e março para travar avanço invasor — agora estão a ser reconstruídas pelos russos nas regiões do leste e sul que dominam.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project