INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ucrânia sob invasão russa: 84 políticos e oligarcas em exílio dourado na Riviera 31 Agosto 2022

A imprensa internacional esta terça-feira dá notícia do "Batalhão do Mónaco", formado por oitenta e quatro oligarcas e políticos ucranianos que "fugiram à guerra e vivem no paraíso". A denúncia partiu do jornal online Ukrainska Pravda na véspera do Dia da Independência, 26-8, e cita nomes como Abramovich, Surkis, Stolar, Ermolaev, Vyazmikins — estes dois são empresários e os três primeiros são deputados de um dos partidos pró-russos.

Ucrânia sob invasão russa: 84 políticos e oligarcas em exílio dourado  na Riviera

O "Batalhão do Mónaco" fugiu à guerra na Ucrânia que levou à destruição, morte e separação de inúmeras famílias. Em muitas delas, foi o pai, o marido, o irmão, o filho que — em cumprimento da Lei Marcial imposta pelo governo de Kiev a todos os homens entre os 18 e os 60 anos de idade — foram forçados a ficar para trás e a combater pelo seu país.

Está a suscitar a indignação entre os ucranianos — que coletivamente estão a viver a guerra, a lutar até à exaustão, até à morte para expulsar os invasores russos — este contraste: no país os batalhões de combatentes ucranianos a defender a Ucrânia, no exílio o pejorativamente crismado "Batalhão do Mónaco" que na Riviera Francesa, de Nice e Côte d’Azur a Monte Carlo, leva a vida ociosa de elite política e financeira.

Os vídeos e imagens que percorrem os meios de comunicação oficiais de Kiev, e que agora estão a ser investigados pelo serviço de inteligência ucraniano SBU, comprovam-no: passeios, tardes de compras e noites em casinos na comuna de Saint-Jean-Cap-Ferrat, uma das zonas residenciais mais caras do mundo e destino de férias de eleição de aristocratas e milionários, lê-se no Ukrainska Pravda.

Fontes: MSN/Kyiv Post/Ukrainska Pravda/News.mc/The Economist

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project