Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ulisses Correia e Silva e MPD saem vitoriosos 19 Abril 2021

Com 97% (108.284 votos) de mesas apuradas num conjunto de 1480, o desenho destas eleições indica que o MPD ganha as legislativas de 2021 em todos os círculos nacionais que concorreu, com exceção da ilha do Fogo, a faltar apenas um assento para a maioria absoluta - restam 4 deputados por apurar. Com base nesses resultados provisórios e comparado com as eleições de 2016, o MPD perde 4 deputados, o PAICV perde 1 e a UCID ganham mais 1, em resultados parciais.

Ulisses Correia e Silva e MPD saem vitoriosos

O MPD conseguiu, até agora, eleger 36 deputados, enquanto o PAICV consegue 28 e a UCID fica em terceiro lugar com 4 deputados.

No círculo eleitoral da primeira região política mais importante do país, com todas as mesas apuradas, os “ventoinhas com 48.8% (31.057 votos) elegem 10 deputados.

Em declarações à comunicação social, o candidato eleito, Ulisses Correia e Silva, afirma que “esta foi uma vitória conforme esperada”, uma vez que, segundo o mesmo “fizemos uma boa campanha”. Lembrou que governou num momento difícil de pandemia e três anos consecutivos de seca.

Ulisses Correia e Silva ainda aproveitou para traçar algumas prioridades como a massificação da vacinação, a eliminação da pobreza extrema em Cabo Verde com programas muito assertivos e o melhoramento do acesso à saúde e tem como meta continuar a governar para o bem- comum de Cabo Verde.

Ulisses Correia e Silva considerou que o MpD venceu de forma clara. - Perdeu apenas no Fogo e nos círculos da Europa e das Américas. Relcou que foi uma vitória de rejeição à forma «negacionista de fazer a oposição e política» com alegado populismo.

A nível da abstenção as percentagens centram-se nos 41,9% (159.247) com 97% de mesas apuradas. Até o fecho desta edição faltam ainda por apurar as mesas das Américas e o resto do mundo. No entanto, tudo indica que os “ventoinhas” confirmam a vitória com maioria absoluta - pode ultrapassar os 36 elitos que tem neste momento. Tendo ganho no Fogo e nos círculos da emigraçáo, o PAICV poderá eleger mais deputados - podendo chegar até 30 parlamentares caso se venha a confirmar as previsões. Prometemos retomar nas próximas edições mais informações com análises e reações aos resultados finais provisórios.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project