SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ulisses Correia e Silva saúda reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa 25 Janeiro 2021

O Primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, saudou esta segunda-feira, 25, a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa, como Presidente da República em Portugal, considerando-o como um "grande amigo" de Cabo Verde e espera o reforço das relações bilaterais.

Ulisses Correia e Silva saúda reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa

Questionado pelos jornalistas sobre a reeleição do Presidente português, no domingo, 24, Ulisses Correia e Silva afirmou que viu essa escolha com naturalidade, porque considera, de longe, o candidato mais forte para presidir Portugal, conforme noticia a Agência Lusa.

"Os portugueses fizeram a sua boa escolha. Para Cabo Verde continua a ser uma boa notícia pelo facto de ser um grande estadista, um grande amigo de Cabo Verde, e iremos continuar a trabalhar juntos", disse Ulisses Correia, citado pela mesma fonte.

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, felicitou no domingo Marcelo Rebelo de Sousa pela "vitória eleitoral expressiva" nas presidenciais em Portugal, descrevendo-o como um "amigo de Cabo Verde".

Numa mensagem divulgada pelo chefe de Estado cabo-verdiano, na sua conta oficial da rede social Facebook, Jorge Carlos Fonseca assume o objetivo de "juntos" continuarem a trabalhar para a consolidação das relações entre Cabo Verde e Portugal e no quadro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). "Reeleito um Presidente que, inegavelmente, é amigo de Cabo Verde e que tem contribuído para o reforço da amizade e da cooperação entre os dois países", afirmou Jorge Carlos Fonseca, citado pela mesma fonte.

Ainda, de acordo com os dados oficiais, Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito no domingo, como Presidente da República, com mais de 60% dos votos. ”Para a décima eleição do Presidente da República, desde a instauração da democracia em 25 de Abril de 1974, estavam inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que no sufrágio anterior, em 2016”, escreve a Lusa..

Conforme os dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE), já com a contagem terminada em Cabo Verde, Marcelo Rebelo de Sousa foi também o candidato mais votado pelos portugueses no país, com 78% dos votos, seguido de Ana Gomes, com 11,6%, e de Marisa Matias, com 3%. “Contudo, dos 4.023 inscritos para votar em Cabo Verde, apenas 393 votaram (9,77%)”, cita a nossa fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project