NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Um Verão com arte 30 Julho 2009

ARTaGOSTO é o nome da iniciativa que durante o mês de Agosto levará as artes plásticas, o artesanato e a cultura até à praça Estrela no Mindelo.

Um Verão com arte

“A carreira artística é uma profissão de risco, como tal, é pouco encorajada, por isso têm-se perdido muitas vocações para profissões mais rentáveis”, assim, explica Kiki Lima a principal causa do ARTaGOSTO. Um projecto que pretende incentivar a produção artística, promover a cultura nas suas mais variadas formas e procurar parceiros, financiadores e mecenas para o mercado das artes do país.

A iniciativa é organizada pela Kaza d’Ajinha, o espaço cultural, propriedade do artista plástico Kiki Lima.
Durante todo o mês de Agosto a Praça Estrela vai estar animada por várias actividades, a decorrer em simultâneo.

Ali será montado um espaço multicultural que acolhe uma galeria, um pequeno auditório, áreas de exposição ao ar livre, zonas de jogos e de artesanato e uma “Kmiduria”, onde as “artes” gastronómicas e os sabores tradicionais de Cabo verde serão protagonistas.

Música, exposições, conversas com artistas e exibições de filmes fazem parte de uma agenda preenchida.
Irão participar no evento vinte artistas plásticos, fotógrafos, artesãos e expositores de arte. Estão já confirmados cinco espectáculos musicais com três jovens que vão interpretar canções de três compositores vivos: Manel d’Novas, Kiki Lima e Constantino.

Música, também, não irá faltar no espaço “Terra na Txuva”. O lugar que servirá de palco ao “Bói Moióde”, um baile de celebração da chuva que se espera que marque presença assídua no ARTaGOSTO e sirva de pano de fundo a esta iniciativa dançante. “Vai cair chuva na Praça Estrela durante 30 dias seguidos, simplesmente porque queremos que chova! O recinto para o “Bói Moióde”, é a ilusão de um Cabo Verde territorialmente unido, ligado pelas pontas, com a ilha do vulcão ao centro, simbolizando a nossa "força" e a nossa vontade de estar próximos na diferença”, explica Kiki Lima.

A montagem do espaço que irá acolher o evento começa no dia 27 de Julho. 1 de Agosto marca o início desta iniciativa cultural.

Fotos: Pedro Moita

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project