CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Um menu com requinte 24 Dezembro 2009

As receitas que lhe sugerimos são ideais para partilhar momentos únicos com a família. Deite mãos à obra, prepare tudo num ápice e aproveite o tempo restante para mimar todos os parentes. Asemanaonline também estará a partilhar esse momento especial consigo, bom apetite!

Um menu com requinte

Temos:

  • Arroz de Príncipe;
  • Peixe com molho de camarão;
  • Borrego com ervilhas;
  • Ovos mexidos com espargos;
  • Pasteis de bacalhau;
  • Pudim de requeijão

Arroz de Príncipe

Ingredientes:
250 g de arroz
1 l de leite
250 g de açúcar
120 g de amêndoas
6 avos
Canela em pó q.b.


Modo de preparo:

Coza o arroz no leite. Junte o açúcar e as amêndoas trituradas. Ferva durante dois minutos, mexendo sempre. Retire e deixe arrefecer. Adicione os ovos, previamente batidos com um garfo, e leve ao lume, até engrossar, disponha em taças individuais e polvilhe com canela.

Mais decorativo: polvilhe ainda com amêndoa torrada picada.

Peixe com molho de camarão

Ingredientes:
350 g da tagliatelle
600 g de camarão
800 g de filetes de pescada
0,5 dl de azeite
2 dentes de alho
100 g de caldo de marisco em pó
2 l de natas
Sal e pimenta q.b.

Modo de preparo:

Leve ao lume um tacho com água temperada de sal e coza a massa. Depois de cozida, escorra-a e reserve-a ao calor. Entretanto descasque o camarão. Corte os filetes de pescada em cubos e frite-os no azeite, mexendo cuidadosamente. Acrescente o camarão , mexa bem e tempere com sal e pimenta. Adicione os dentes de alho e aguarde que fiquem dourados. Envolva o caldo de marisco em pó, mexa e diminua o lume. Verta as natas e deixe ferver. Se necessário junte um pouco de água. Deixe apurar e rectifique os temperos. Disponha a massa cozida numa travessa e adicione o preparado de peixe.

Mais apetitosa: antes de acrescentar o caldo de marisco em pó, junte ao preparado de peixe três colheres das de sopa, de polpa de tomate e duas colheres de brande.

Borrego com ervilhas

Ingredientes:
1,2 kg de borrego
1 dl de azeite
1 folha de louro
4 dentes de alho
2 cebolas
1 raminho de hortelã
1 dl de vinho branco;
300 g de cenouras
300 g de ervilhas pequenas
Vinagre, sal e água q.b.

Modo de preparo:

Corte o borrego em pedaços, esfregue-o com vinagre e deixe-o repousar, durante 20 minutos. Prepare um refogado com o azeite, o louro, os alhos a as cebolas picadas, sem deixar alourar, adicione a carne, previamente lavada e temperada com sal, com parte da hortelã e mexa. Acrescente o vinho branco e, passados cinco minutos, regue com água. Deixe estufar e adicione cenoura , cortadas em rodelas a as ervilhas. Quando o borrego estiver pronto, junte as batatas e adicione mais um pouco de água, se necessário. Sirva decorado com hortelã.

Ovos mexidos com espargos

Ingredientes:
6 espargos verdes
6 avos
2 colheres de sopa de natas
3 colheres de sopa de manteiga
Sal, pimenta e salsa q.b.

Modo de preparo:

Descasque os espargos e corte-os aos pedaços. Coza-os e reserve-os. Bata os ovos com as natas e tempere com sal e pimenta. Aqueça a manteiga e junte-lhes os espargos. Salteie-os e adicione, mexendo sempre, os ovos. Retire e sirva decorando com salsa.

Sugestão: refogue uma cebola picada na manteiga e , somente depois acrescente os ovos.

Pasteis de bacalhau

Ingredientes:
3 postas de bacalhau demolhadas
850 g de batatas
2 cebolas
1 dl de azeite
3 ovos

Modo de preparo:

  1. Coza as postas de bacalhau em água e , no final, escorra-as e limpe-as de pele e espinhas. Reserve. À parte, descasque as batatas e coza-as em água temperada de sal. Depois de cozidas, escorra-as e reduza-as em puré;
  2. De seguida, pique as cebolas, refogue-as ligeiramente, no azeite. Num recipiente, misture o bacalhau com o puré de batata e o refogado. Junte os ovos, um a um , a salsa picada e tempere com sal e pimenta;
  3. amasse bem, molde os pastéis com auxilio de duas colheres de sopa. Frite-os em óleo quente e escorra-os sobre papai absorvente.

Pudim de requeijão

Ingredientes:
Caramelo para barrar a forma
1 requeijão
1 lata de leite condensado
2 iogurtes naturais
4 dl de natas
7 ovos

Preparação:
Barra-se uma forma de pudim com caramelo. Juntam-se todos os ingredientes, mexendo muito bem. Deita-se o preparado na forma e leva-se ao forno, a 160º, durante uma hora ( na penela de pressão, com um pouco de água no fundo da panela "banho-maria", 20 minutos depois de apitar). Deixa-se arrefecer bem e desenforma-se. Serve-se.
Salett Nogueira

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project