REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Um quilo agora vale ’954 gramas’ — Ideal do kg quântico universal torna-se real 17 Novembro 2018

É oficial que o padrão quilograma muda a partir desta sexta-feira, 15, em todo o mundo. É o universal quilo quântico, de Max Planck, e que Albert Einstein abraçou.

Um quilo agora vale ’954 gramas’ — Ideal do kg quântico universal torna-se real

"É um grande dia este", disse Terry Quinn, que presidiu ao BIPM — Gabinete Internacional dos Pesos e Medidas sobre a decisão tomada no final de uma semana de discussões.

O protótipo internacional do kg-quilograma (IPK), também chamado o "grande K" (foto) — instalado em Paris desde há 129 anos – deixa de ser o padrão de todas as medidas de massa e é substituído por uma constante matemática imaterial.

Revolução Francesa com novas medidas


227 anos depois o imbróglio está resolvido. Tudo começou durante a Revolução Francesa em 1791. Os revolucionários não só fizeram tábua-rasa da história da monarquia começada com Carlos Magno, mas mudaram outras tradições. As medidas foram então renomeadas e calibradas: novo calendário com novos nomes para os dias e meses, os pesos e as medidas passaram a ter novos valores.

Sonho de "tempo igual para todos os povos"

Os ideólogos da Revolução como Laplace, Monge, Condorcet defenderam um sistema métrico universal. A ideia foi abraçada pela Convenção de 1791, dois anos depois da tomada da Bastilha.

Um sistema de medida único e partilhado passa a definir todas as unidades de massa, tempo, distância. Enterraram as libras, varas, onças, pés e polegadas, milhas (terrestres) e léguas ... porque eram um impecilho para a liberdade de intercâmbio comercial e científico.

Fontes: L’Express/site da BIPM. Foto: O cilindro de platina irisada, com 3,9 centímetros de altura e 3,9 cm de diâmetro, que desde 1889 definiu o quilograma.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project