ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Um terço de famílias rurais de Cabo Verde beneficiou de programa contra pobreza 26 Maio 2023

Um terço das famílias rurais de Cabo Verde beneficiou do programa Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), representando quase 22 mil pessoas, mais seis mil do que a meta inicialmente traçada, conforme resultados hoje apresentados.

Um terço de famílias rurais de Cabo Verde beneficiou de programa contra pobreza

Os dados foram apresentados, na cidade da Praia, pelo coordenador do POSER, Jaime Ledo Pina, indicando que desde 2016 foram realizados 116 projetos estruturantes em sete ilhas do país – Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Maio, Santiago, Fogo e Brava – e que foram beneficiadas 21.878 pessoas, chegando a 120% da meta de 16 mil inicialmente traçada.

De acordo com a mesma fonte, outro dos grandes resultados foi a instalação de energia fotovoltaica para exploração de água para agricultura.

“Com isso vamos aumentar, e de que maneira, a disponibilidade de água para a agricultura, tanto assim é que já temos mais de 500 hectares de terras agrícolas disponíveis”, referiu.

Também disse que o programa deu um “grande contributo” para diminuir a pobreza no arquipélago e para a melhoria das condições de vida dos beneficiários.

“De todo o investimento que já se fez até ao momento, as pessoas já se sentem mais à vontade, tanto que, do rendimento da agricultura, têm mais produtividade e que reduz a sua pobreza”, considerou.

O POSER foi financiado em 36,9 milhões de dólares (34,4 milhões de euros) pelo Governo de Cabo Verde, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), pelo Fundo Fiduciário Espanhol e pelos próprios beneficiários, tendo como objetivo a promoção de oportunidades de emprego e rendimentos para a população rural mais vulnerável.

O programa teve três pilares, nomeadamente a capacitação e a formação das populações rurais, sobretudo as mulheres chefes de família e jovens, a aposta em atividades geradoras de rendimento e a facilitação do acesso ao microcrédito.

A apresentação aconteceu numa altura em que está no país uma equipa da FIDA, chefiada pela vice-presidente, Jyotsna Puri, para fazer seguimento e avaliação dos projetos implementados pelo programa, que não realizou ações nas ilhas do Sal e da Boa Vista.

Segundo o coordenador, haverá um prolongamento do programa até dezembro desde ano, e a FIDA está a analisar a possibilidade de um financiamento adicional para a sua continuação.

Presente na cerimónia, a vice-presidente da FIDA destacou a coragem e visão na implementação do projeto, que considerou ser ainda sobre inclusão, desenvolvimento da agricultura e geração de rendimentos e empregos.

“É exatamente esse o foco do FIDA, trabalhar juntos para construir uma visão nova e diferente e garantir que possamos colaborar com Governos e parceiros para ajudar os países a enfrentar os desafios das mudanças climáticas e das diferentes crises”, salientou Puri, garantindo o comprometimento da organização a que pertence em contribuir para elevar o nível da resiliência.

Através do programa, foram mobilizados mais de 8.200 metros cúbicos de água, criados 55 pontos para a sua distribuição, foi criada a empresa Água de Rega, houve um aumento em 55% na produtividade e renda de agricultores locais e um total de 3.434 chefes de famílias foram empregados em conservação, agricultura, pecuária e pesca.

Contribuição para transição energética e mitigação da emissão de gases de efeito de estufa e reforço na utilização de energia fotovoltaica em áreas rurais para mobilização de água foram outros dos resultados do POSER.

O programa contribuiu ainda para o aumento da segurança hídrica e alimentar, aumento da inclusão social e reforço da resiliência económica, uso mais eficiente e sustentável dos recursos naturais, soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão da água na agricultura, melhoria das condições de vida das comunidades rurais, aumento da produção agropecuária e maior utilização de energias renováveis.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project