ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“Uma comunicação social independente é um dos pilares da democracia” – Presidente da República 03 Maio 2021

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje que uma comunicação social independente é um dos “pilares da democracia e, naturalmente, ela reflecte e traduz os avanços e desafios que se perfilam na sua construção”.

“Uma comunicação social independente é um dos pilares da democracia” – Presidente da República

“O aprimoramento e o reforço da independência da comunicação social e da liberdade de imprensa deve ser responsabilidade de todos os que pugnam por essa edificação”, sublinhou o Chefe de Estado.

Segundo escreve a Inforpress, Jorge Carlos Fonseca fez essas considerações ao presidir à cerimónia de abertura da conferência/debate intitulada “Jornalismo em tempos de pandemia, evento promovido pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

“A medida da liberdade de imprensa representa, no nosso entendimento, um verdadeiro barómetro do grau de solidez de um Estado de direito, tal como a medida de observância dos princípios de política criminal da democracia liberal nos dá a da extensão e consistência de uma cultura democrática”, afirmou o Chefe de Estado.

Referindo-se ao tema do debate, avança a fonte, Fonseca afirmou que a comunicação social foi e continua a ser chamada a desempenhar um “papel ainda mais importante”, no contexto contra a covid 19.

Para o Chefe de Estado, um dos aspetos que se deve ressaltar é o empenho e a consciência, por parte dos jornalistas, sobre o momento que se vive.
Segundo ele, deve se também salientar o papel de “parceiro” que toda a comunicação social assume, direta ou indiretamente, numa crise sanitária de proporções, como a de covid, cita Inforpress.

“A tudo a que a pandemia obrigou, como a adaptação e a busca de formas alternativas de cobertura e do desempenho do trabalho, a classe (dos jornalistas) ainda se viu também como elemento fundamental neste combate, isto é, o seu papel de veículo da informação oficial das medidas sanitárias adotadas”, indicou Jorge Carlos Fonseca.

Lembrou que os primeiros casos de infeção no País, pela covid 19 tiveram o condão de alarmar e de unir os cabo-verdianos numa espécie de frente única, preparando-os para uma espécie de “guerra silenciosa”.

“(…) Com o passar do tempo, aquilo que era novidade passou a ser normal, para não dizer ‘banal’ aos nossos olhos e a algumas consciências”, comentou, acrescentando que se verificou uma “espécie de baixar da guarda e de convivência natural com a situação, extensível a todos, jornalistas inclusive”.

“Apesar do processo de vacinação em curso no País, o meu apelo vai para a manutenção do centro da atenção nos riscos que ainda corremos, nas mortes que ainda podemos evitar, e, para isso, é preciso continuar o trabalho de informar e de manter esta preocupação no topo das agendas”, alertou o Chefe de Estado.

Segundo a mesma fonte, à margem da cerimónia de abertura da referida conferência foram entregues os prémios de jornalismo referentes a 2021, cabendo ao Presidente da República entregar ao vencedor na categoria de Televisão, Victor Sousa, da TCV, que concorreu com a reportagem “Sal 100 turismo”.

Além do jornalista da Televisão de Cabo Verde, foi ainda vencedor do Prémio Nacional de Jornalismo, o repórter da Rádio de Cabo Verde, Jefferson Gomes, com a reportagem “Cabo Verde aos olhos de quem liderou o País”.

Este ano, o júri decidiu atribuir duas menções honrosas, sendo uma para o trabalho intitulado “Descrição e documentação do crioulo do Fogo”, da jornalista Ariana Vaz, da RCV, e outra foi para Dina Almeida, da Record-TV, que apresentou o trabalho intitulado “Problemática do abuso sexual de menores em Cabo Verde”.

Na categoria de Imprensa, o júri entendeu não atribuir nenhum prémio, tendo em conta que, na actual edição do PNJ, “não foi encontrado nenhum trabalho que justificasse a escolha de algum deles” para o prémio.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project